A entrada das daminhas e pajens é um dos mais apaixonantes de um casamento. Quem nunca soltou um suspiro ao ver as crianças caminhando até o altar? Essa é uma parte bastante esperada da cerimônia e deve ser preparada com carinho.
Mas como ajudar a dama de honra no dia da festa? Como garantir que ela sinta-se segura e que tudo saia como esperado? Pensando nisso, preparamos este post com as melhores dicas para você orientar as pequenas para o grande dia. Confira!
Faça a sua dama de honra se sentir importante
A escolha da dama de honra sempre se dá por algum grau de afinidade, certo? É sempre muito carinho envolvido! Por isso, uma das principais dicas é você fazer a criança entender que ela foi escolhida por ser quem ela é.
Explique, com carinho, que ela está participando desse momento por ser uma pessoa importante para os noivos e que o casamento será um dia que ficará marcado para sempre.
Quando damos segurança à dama de honra, ela entende que não é só mais uma criança fofa, e sim uma pessoa querida e amada. Além de isso ser importante para a vida dela, também vai ajudá-la a tratar o momento com carinho e a evitar possíveis problemas, como o choro na hora da cerimônia.
Leve a criança para ajudar a escolher a roupa
A escolha do vestido da dama de honra deve ser da noiva, claro. Mas por que não levar a criança para escolher junto? Essa atitude, além de torná-la parte dos preparativos, ainda evita surpresas desagradáveis. Já pensou se a sua dama de honra começa a chorar horas antes da cerimônia porque não gostou da roupa?
A mesma coisa deve ser feita com os sapatos. Veja se os pezinhos dela se adaptam ao modelo que você escolheu e se a menina está acostumada a ele.
Se é difícil para um adulto aguentar dor no pé durante um casamento, pode ter certeza que a criança vai se recusar a passar por isso. E ela está certa, não é mesmo?
Ensaie o passo a passo da cerimônia com a dama de honra
Em geral, os noivos providenciam alguns dias de ensaio para ajustar os tempos de entrada e para que todos tenham ideia de como tudo vai acontecer no grande dia. Ainda que a equipe de cerimonialistas dê toda assistência na hora, é importante que as pessoas já saibam o que esperar desse momento.
E isto não é diferente com as damas de honra!
As crianças são imprevisíveis e lidam das mais diversas formas à pressão, à vergonha e ao inesperado. Melhor não contar com a sorte, não é mesmo? Por isso, leve-a ao ensaio dos noivos ou simule os momentos da cerimônia em casa para que a criança não se sinta em uma situação desconhecida. Deixe claro de que esse é um momento importante e tudo deve dar certo. Mas é importante dosar a pressão na pequena para não afugentá-la, ok?
E aí? Sente-se mais preparada para orientar sua dama de honra? Agora é só esperar o grande dia e lidar com a ansiedade da criança para que ela não sofra e para que tudo saia conforme o esperado.
Quer saber mais? Então confira agora mesmo nosso guia para escolher um vestido infantil de tirar o fôlego!