Manter a saúde dos filhos em dia é prioridade de toda mãe que preza pelo bem-estar da família. Em algumas épocas do ano, o organismo fica mais suscetível a gripes, resfriados, viroses e outras doenças. Muitas vezes, não tem como escapar dessas enfermidades. Mas há como aumentar a imunidade infantil por meio da ingestão de alguns alimentos específicos.
O cardápio das crianças deve ser diversificado e rico em nutrientes. Inserir frutas, legumes e verduras diariamente é um excelente método para turbinar a defesa do corpo e diminuir a incidência de enfermidades.
Então, se você pretende diminuir as idas ao médico e gastar menos dinheiro com medicamentos, conheça alguns alimentos que são os melhores aliados no combate aos vírus e bactérias.
1. Frutas cítricas
As frutas devem ser consumidas pelas crianças todos os dias. As opções cítricas, como limão, laranja, kiwi, morango e maracujá, além de conter muitas fibras e auxiliar no funcionamento do intestino, são ricas em antioxidantes. Essa substância inibe a ação dos radicais livres —, líquido que debilita as células e deixa o corpo propenso à contaminação por microrganismos.
Você pode oferecer as frutas como lanches intermediários ou sobremesas, tanto na forma integral quanto como sucos e vitaminas. Experimente as variações e descubra o modo que o seu filho mais gosta!
2. Vegetais verde-escuros
Algumas crianças podem recusar o consumo de vegetais. No entanto, os pais devem insistir na oferta, pois eles são fundamentais para mantê-las saudáveis. Os vegetais verde-escuros atuam na melhora da imunidade infantil, uma vez que auxiliam na produção de glóbulos brancos, células que exercem a defesa do organismo.
Couve, espinafre, agrião e brócolis são algumas das variedades que devem fazer parte da sua lista de compras. Caso o seu pequeno se recuse a comê-los, coloque algumas estratégias em prática. Por exemplo, ofereça um suco de couve com laranja ou sirva o brócolis misturado ao arroz integral. Sempre há um modo de preparo que é mais aceito por eles!
3. Tubérculos
Os tubérculos são vegetais ou raízes que se desenvolvem embaixo da terra. Entre eles, o gengibre é um ótimo amigo para fortalecer o sistema imunológico. Esse rizoma age contra bactérias e inflamação na garganta causada por gripes e resfriados. Para usufruir do seu efeito restaurador, você pode acrescentar pequenas lascas no preparo dos sucos.
Já o inhame é conhecido pelo seu poder anti-inflamatório. Ele ajuda na eliminação das toxinas e apresenta vitamina C, ferro e zinco.
4. Oleaginosas e leguminosas
As crianças que consomem pequenas porções de castanhas, nozes e amêndoas regularmente garantem o zinco e o selênio necessários para manter uma boa imunidade.
O feijão, grão-de-bico, lentilha e ervilha também fornecem esses elementos ao organismo. Portanto, incorporar o consumo de oleaginosas e leguminosas é uma conduta bastante favorável à saúde.
5. Alimentos de origem animal
Claro que o leite e o ovo, assim como o fígado de boi, não poderiam ficar de fora dessa valiosa seleção. Eles são indicados para intensificar a imunidade dos seus filhos. Então, sempre que possível, inclua-os nas refeições.
Garantir uma boa alimentação é um hábito importantíssimo para quem deseja saber como aumentar a imunidade das crianças. Além disso, existem outras formas de impulsionar esse fator. A higiene adequada, sobretudo das mãos, minimiza as contaminações. A atividade física também é um costume recomendado para aumentar as células que combatem as infecções virais. Por isso, vale a pena estimular a vida saudável dentro do seu lar!
Agora que já sabe como aumentar a imunidade infantil, que tal ler sobre a desidratação? Manter o corpo hidratado é um requisito para o seu pleno funcionamento. Saiba como prevenir a desidratação infantil e evitar essa contrariedade!