Adotar animais de estimação para crianças é uma decisão que deve ser pensada com muito cuidado. As despesas, a mudança de alguns hábitos e a responsabilidade de cuidar de um bichinho são os principais fatores que são analisados em um primeiro momento.
Em contrapartida, as crianças podem absorver muitas coisas boas dessa relação com o animal. O convívio traz benefícios de todos os tipos: sociais, físicos e de saúde, de uma forma geral. Então, por que não pensar com carinho nessa possibilidade?
Neste post você poderá ver como a relação de uma criança com um bichinho de estimação pode ser positiva e trazer vários benefícios. Saiba mais a seguir!
Desenvolvimento do senso de responsabilidade
Ao adotar animais de estimação para crianças, devem ser transmitidas a elas as responsabilidades relacionadas a cuidados de todos os tipos. Elas certamente não poderão e nem devem fazer tudo, mas é importante que os pais saibam delegar algumas obrigações para que o animal tenha bem-estar e seja educado.
Antes de adotar um bichinho deve haver uma conversa definindo bem quais serão as responsabilidades da criança: levar para passear, dar atenção, brincar com o animal, ajudar no banho e educar em questões de adestramento.
Fazer isso ajuda a criança a entender que, na vida, as responsabilidades farão parte do cotidiano. Essa relação com o animal pode ser o primeiro e tão necessário momento em que a criança entende e desenvolve um esforço próprio para que algo seja feito da maneira certa. Sem perceber, ela criará um senso de responsabilidade muito importante.
Aprendizado acerca do respeito aos animais
Convivendo e compartilhando momentos felizes com um animal, as crianças tendem a desenvolver uma relação maior de respeito, entendendo as necessidades do bichinho e, naturalmente, criando um afeto que fará com que ela entenda como é importante a preservação da vida animal.
É comum que, quando pequenas, algumas crianças não tenham muita noção do que podem machucar um bichinho — muitas vezes elas agem errado por conta disso, sem nenhuma maldade.
Paralelo a isso também há a questão do respeito, que precisa ser estimulado da mesma forma para que as crianças cresçam sabendo o que podem e o que não podem fazer na relação com os animais.
Quando há um bichinho em seu convívio permanente, essa relação de respeito tende a aumentar, já que a criança entenderá seus limites e verá o que pode fazer mal ao bicho. Isso promove uma conscientização geral em relação a como todos os outros animais devem ser tratados.
Desenvolvimento de uma relação emocional
Um dos grandes benefícios dos animais de estimação para crianças é a possibilidade de ver os pequenos desenvolvendo uma relação emocional mais forte, capaz de despertar sentimentos como o amor e a felicidade. Essa parceria é muito forte, já que muitos bichinhos têm um instinto natural de proteger as crianças.
A união desses dois fatores faz com que os benefícios sejam colhidos pelos dois lados, mas a criança é quem leva isso por mais tempo. Na relação com o seu pet ela sorrirá nas horas mais divertidas, se preocupará nos momentos difíceis e de responsabilidade e, naturalmente, chorará quando o bichinho partir. Entretanto, tudo isso ensinará muito.
Para a criança, viver todos esses momentos de emoção ao lado do animal será muito importante para entender os ciclos da vida e do que é feita uma relação com alguém que se gosta muito. Quando esse primeiro contato é com um pet, os sentimentos são sinceros e puros, trazendo um grande aprendizado.
Manutenção de atividades físicas constantes
Toda criança precisa correr, pular, cair, se levantar e exercitar seu corpo o tempo todo. Faz parte do desenvolvimento físico realizar esses esforços — claro, dentro da ideia de brincadeira. Ao mesmo tempo, os animais de estimação também têm essa necessidade, pois são mais livres e precisam disso para serem felizes — além de que adoram brincar.
Esses interesses em comum são muito benéficos para as crianças, que só pelos bichinhos já têm motivos para sair de casa e exercitar-se enquanto brincam. Ao levar o cachorro para passear, por exemplo, a criança pratica uma atividade física. Agora imagine quando ambos puderem correr e brincar muito em um parque?
Em um período em que a obesidade infantil é um problema de saúde sério e que merece toda a atenção possível, os animais de estimação para crianças podem ter um importante papel no que diz respeito às atividades físicas. Eles são capazes de tirar os pequenos de casa e de fazer com que eles se mantenham bastante ativos!
Fortalecimento do sistema imunológico
Por mais que os pais não consigam identificar, os animais de estimação têm grande importância no desenvolvimento e no fortalecimento do sistema imunológico das crianças. O contato que os bichos têm diariamente com a rua e, posteriormente, com os pequenos obriga o organismo da criança a se fortalecer e a produzir mais anticorpos.
Quando esse contato é prolongado, a expectativa é que essa capacidade de encarar melhor alguns vírus e doenças seja desenvolvida com o passar do tempo — fazendo com que a criança seja cada vez mais saudável. Várias doenças menos graves — porém chatas, como o resfriado — tendem a ser menos frequentes quando há essa relação.
O único cuidado que os pais devem ter é com a alergia. A restrição dos animais domésticos para crianças pode ocorrer quando os pequenos não lidam bem com o pelo dos bichinhos. Nesse caso, infelizmente, a ideia não pode ir para frente.
Saiba escolher os melhores cãezinhos
Se você está considerando a possibilidade de ter um cão, é fundamental informar-se sobre as raças mais adequadas para as crianças. Esses animais são capazes de ter um relacionamento mais dócil, amável, protetor e estimulante. Os principais que você deve considerar são:
- Golden Retriever;
- Labrador;
- Beagle;
- Boxer.
Ao longo deste texto deu para ver como os animais de estimação para crianças podem ter um papel muito importante no desenvolvimento dos pequenos, não é mesmo? Se não há restrições em relação a alergias, considere essa possibilidade!
Gostou de saber mais sobre esse assunto? Deixe um comentário contando qual animalzinho seus filhos estão ansiosos para ter!