5 canais de TV que instigam a inteligência de seu filho

Mesmo na hora de relaxar, deixar que seu filho assista a qualquer programa de televisão pode ser um problema. É um momento que exige muita responsabilidade para os pais: deixar a criança ver qualquer programação por horas pode ser muito prejudicial em curto e longo prazos.

A facilidade para acessar os canais da televisão aberta e a diversidade da TV fechada dificultam um consenso entre a programação que os pequenos querem assistir e o que os pais entendem como um conteúdo qualificado, que está de acordo com a idade da criança. Mas saiba que não são apenas as emissoras com programação repleta de desenhos animados que podem ser educativas e agradar seu filho.

Alguns canais possuem uma grade com programas valiosos, e a criança pode aprender muito e ainda se divertir. Por esse motivo, hoje, nós preparamos 5 dicas dos principais canais educativos para que seu filho aprenda com programas que possuem conteúdos de qualidade. Confira!

1. Canal Futura: educação e valorização da cultura brasileira

Primeira emissora educativa criada no Brasil, o Canal Futura está sendo mantido por instituições privadas. Seu objetivo é proporcionar conhecimento para ser aplicado no dia a dia, melhorando, assim, a vida em família, na escola e na sociedade.

Os programas apresentados no Futura são terceirizados e realizados por produtoras que precisam elaborar um material criativo; a qualidade do produto final é supervisionada pelo próprio canal. Com isso, sua programação oferece uma pluralidade de visões com a finalidade de valorizar a riqueza da cultura brasileira. Bacana, não acha?

Seu filho pode se beneficiar com programas originais, que valorizam a diversidade cultural do país e que abordam vários temas — universo infantil, artes, ecologia e ecossistemas, música, literatura, linguagem, moda, história e filosofia são apenas alguns dos assuntos.

Você gostaria de incentivar o hábito da leitura no seu filho? Então, a nossa dica é o programa Mundo da Leitura, que de forma lúdica e por meio de múltiplas linguagens — teatro de animação, poesia, contos, música e lendas — incentiva a criança se encantar pelo mundo dos livros.

2. TV Escola: ferramenta pedagógica do Ministério da Educação

A TV Escola é um canal público vinculado ao Ministério da Educação, que tem como objetivo ser uma ferramenta pedagógica utilizada pelo professor em sala de aula. Os programas são destinados a docentes, alunos e a quem tenha interesse em aprender.

O canal pode ser encontrado tanto na TV aberta quanto na fechada, com programação educativa 24 horas no ar, diariamente. O Ministério produz seus próprios programas e ainda apresenta séries e documentários licenciados.

Uma das atrações produzidas é a série Matemática em Toda Parte, mostrando como a matéria está presente em vários momentos da nossa rotina, como na música, nas brincadeiras, na agricultura, no zoológico, no meio ambiente, no espaço sideral e na alimentação.

Entre as séries licenciadas, o seu filho vai adorar assistir a animação francesa em 3D: O que são as coisas? Feita para crianças, aborda de forma simples e divertida questões científicas, filosóficas e éticas.

3. TV Cultura: especialista em programas educativos infantis

A TV Cultura foi a segunda emissora educativa criada no Brasil. Em 2015, por meio do Populus — instituto de pesquisa britânico —, o canal paulista foi considerado o segundo de maior qualidade do mundo.

Tornou-se especialista em programas educativos infantis e ganhou vários prêmios internacionais. Hoje, a sua grade está repleta de atrações de qualidade para crianças, que podem ser acessadas na TV aberta em algumas cidades, mas também por meio de assinatura.

Quem nunca ouviu falar do famoso Castelo Rá-Tim-Bum ou do Júlio e suas galinhas em Cocoricó? Esses são dois dos programas de maior sucesso do canal.

Mas não deixe que o seu filho perca o Quintal da Cultura, que tem música, contos de histórias, literatura, folclore e fábulas. Ou ainda a animação A Mansão Maluca do Professor Ambrósio, que mistura conhecimento de história, cultura e ciências com entretenimento.

4. Animal Planet: cuidados com animais e preservação da natureza

O Animal Planet faz parte da família Discovery Communications que, em união com a emissora britânica BBC, produz esse canal com documentários e séries sobre o mundo animal.

O objetivo do Animal Planet é registrar a interação de diferentes espécies em ambientes variados, apresentando a relação dos homens com os animais e a vida na natureza. O canal também conta histórias de pessoas que dedicam a vida à preservação do meio ambiente.

Para a criança, é importante aprender sobre a natureza e a sua preservação, o cuidado com os animais e a relação entre a fauna e o meio ambiente.

O seu filho vive pedindo um bichinho de estimação? O programa Fofos e Peludos mostra como são os filhotinhos de cachorros, como as diferentes raças se comportam e ainda o que acontece quando eles ficam sozinhos em casa.

5. Discovery Channel: respostas para as curiosidades das crianças

O canal da Discovery apresenta uma variedade de documentários, séries e programas sobre ciência, tecnologia, história e meio ambiente. Todos são criados, desenvolvidos e produzidos pelo maior estúdio de documentário do mundo, o Discovery Studios.

O Discovery Channel surgiu com a proposta de produzir documentários educacionais e programas que pudessem servir como ferramentas pedagógicas para os professores das escolas americanas. Contudo, hoje a Discovery tem por objetivo ser um canal de entretenimento que responda as curiosidades do seu público.

Apesar do redirecionamento, ele ainda traz muitas atrações interessantes para seu filho, como o Discovery na Escola. Esse programa, com conteúdo de alta qualidade, mantém a proposta de apresentar matérias e documentários que possam ser trabalhados pelos docentes em sala de aula.

Assistir à televisão deve ser uma atividade agradável, por isso não force a criança a ver programas que ela não gosta. Com as várias opções de canais educativos que apresentamos, temos certeza de que vocês vão chegar rapidamente a um consenso. Agora é só preparar uma pipoca e curtir com seus filhos uma programação educativa e divertida!

E aí, gostou das nossas dicas? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades!

loja-virtual-vestido-infantil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + seis =