5 melhores livros infantis para presentear o seu filho

Você sabia que ler também é considerado entretenimento? Hoje em dia, muitas crianças dão preferência à televisão e aos jogos eletrônicos. Entretanto, os pais têm a responsabilidade de estimular esse hábito essencial na vida do ser humano. E para não tornar essa atividade enfadonha, é legal conhecer referências dos melhores livros infantis.

A hora da leitura é muito importante para estreitar os laços entre pais e filhos por meio das palavras. Nessa atividade, a recreação é aliada ao aprendizado, pois, enquanto se divertem lendo ou ouvindo histórias, os pequenos desenvolvem a imaginação, a criatividade, a concentração e outros fatores que contribuem para o seu desenvolvimento.

Diante de tantas possibilidades, fica difícil escolher um bom exemplar para captar a atenção da garotada. Você já está animada para incorporar essa prática na sua rotina? Então, para facilitar a sua vida, veja a seleção de livros que fazem muito sucesso com o público mirim. Acompanhe! 

1. O pequeno príncipe

Um clássico que merece ser lido por pessoas de todas as idades, “O pequeno príncipe” foi escrito em 1943 por Saint Exupéry. Traduzido para várias línguas, não importa o passar dos anos, as questões que ele apresenta são sempre atuais.

A narrativa é sobre um piloto que cai com seu avião no deserto e encontra um principezinho procedente de um planeta distante. Ela traz lições sobre amor e amizade por meio de uma linguagem fácil de ser compreendida pelas crianças. Mas, se alguma dúvida surgir, a mamãe estará a postos para esclarecer, não é mesmo?

2. GGG: O grande gigante gentil

As crianças vão adorar o enredo desta obra. Sofia está no País dos Gigantes e no meio dos brutamontes ela encontra um único gigante gentil. Os dois se tornam amigos e, juntos, eles trabalham na missão de impedir que os demais grandalhões comam os humanos.

Uma ótima opção para inserir meninos e meninas em uma história de aventura surpreendente, e que ainda expressa a importância do afeto.

3. A menina da cabeça quadrada

O meio digital é a temática deste exemplar. Atualmente, é muito comum vermos crianças com tablet, computador e celular, não é mesmo? Pois, imagine só: de tanto interagir com os eletrônicos, um belo dia, Cecília acordou com a cabeça quadrada! Para desfazer esse acontecimento, ela vai precisar brincar com seus amigos e seguir as dicas da vovó.

Considerado como um dos melhores livros infantis de 2017, sem dúvida, esse é um presente que vai ajudar a ensinar os problemas que a ausência de convívio social pode trazer.

4. O meu pé de laranja lima

Apesar de contar a triste trajetória de Zezé, um garoto que adora uma travessura e sofre muito com as dificuldades financeiras que a sua família enfrenta, “O meu pé de laranja lima” é recomendado a partir dos 12 anos.

Sem ter com quem desabafar, o personagem faz da árvore sua amiga e confidente. Em poucas páginas, o livro ajuda a refletir sobre a importância do afeto nas relações familiares. Essa é uma boa alternativa para prender a atenção do leitor que você tem em casa.

5. Alice no país das maravilhas

Deixar de citar “Alice no país das maravilhas” seria um equívoco. A obra mundialmente famosa já foi transformada em filme. Entretanto, não há nada melhor do que a leitura do clássico para a criança se envolver com a riqueza dos detalhes.

A trama tem Alice como personagem principal, uma menina curiosa que cai na toca de um coelho. Nessa experiência, ela encontra animais que têm aparência humana, conversa com eles e faz muitos questionamentos. Ficou curiosa para saber o final? Compre o livro para o seu filho e façam a leitura juntos!

Estimular as crianças ao contato com o universo literário é uma ação importante que vai contribuir com a alfabetização e trazer muitos ensinamentos, principalmente no que se refere às emoções. Agora que você já tem as dicas dos melhores livros infantis, se disponha a ler para a criança e faça o possível para desenvolver esse costume.

Se você gostou deste artigo, assine a nossa newsletter para receber conteúdos com a temática infantil diretamente por e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − quatro =