6 atividades lúdicas para crianças que você pode fazer em casa!

Quais são as melhores lembranças que você tem de sua infância? Com certeza, algumas delas envolvem muita risada, lazer e diversão com a família e os amigos.

Brincar faz bem para o corpo e a alma. Atividades de recreação não somente criam boas lembranças, mas são também cruciais para o desenvolvimento das crianças. Escolas e várias organizações, por exemplo, investem em práticas dinâmicas e lúdicas para dentro e fora das salas de aula, pois os benefícios das brincadeiras são enormes para os pequenos. Ou seja, seu filho aprende — e muito — pelo entretenimento.

A brincadeira pode ser um exercício físico completo, ajudar na coordenação motora e no aprendizado e auxiliar a criança a organizar melhor pensamentos, descobrir mais sobre o mundo e como interagir com as pessoas.

Então que tal explorar mais o potencial dos seus filhos e adotar algumas dessas atividades lúdicas para fazer em casa com eles? Com nossas 6 ideias divertidas e fáceis, você sai um pouco da rotina e tem momentos de muita alegria com seus pequenos. Confira!

1. Brincadeiras com bolinhas para os pequenos

Bebês e crianças bem pequenas, de até uns 3 anos, não precisam de itens muito elaborados para se divertir. Tudo vira brinquedo! Assim, isso é uma ótima oportunidade de criar atividades diferentes usando ou reciclando materiais que temos em casa.

Atividades de encaixar são excelentes para o desenvolvimento motor dos bebês, e eles ficam muito tempo entretidos tentando arrumar uma “solução” para o desafio. Você pode usar forma de cupcake e várias bolinhas que caibam nos espaços da forma.

Use bolas de diferentes cores e texturas, o que também é ótimo para a criança. Estimule a criança a encaixar as bolas nos buracos da forma. É interessante também colocar entre as bolas uma que não encaixe, e perceber se a criança entende que aquela não pode ser usada.

Outra variação é: pegue um tubo de papelão — aquele que vem com o papel toalha, por exemplo — e prenda-o na vertical na parede. Separe bolinhas que consigam entrar pelo tubo e deslizar para o outro lado. Oriente o bebê a colocar a bolinha na parte de cima e vê-la sair por baixo.

Essa brincadeira estimula o raciocínio e a coordenação, e seus filhos certamente ficarão muito felizes a cada nova conquista e bolinha que atravessa o tubo! Para os maiores, use as bolas e garrafas de plástico e transforme a brincadeira em um divertido boliche!

2. Oficina de fantoches

Toda criança adora um teatrinho de fantoches! E que tal, então, criar os personagens da história com os pequenos? Essa brincadeira agrada crianças de muitas idades. Assim, tanto os menores como os mais velhos podem participar! Ela é ótima para estimular a criatividade e também o gosto pela leitura.

Pegue um conto conhecido, digamos, Chapeuzinho Vermelho, e crie os bonecos e enfeites para o show de teatro com as crianças.

Você pode usar materiais diversos, como o papelão do rolo de papel higiênico, papel toalha ou garrafas de plástico para a base do corpo, canetinhas, giz, glitter, cola colorida ou papel colorido para os detalhes, pedaços de lã para os cabelos, entre tantos outros itens. Deixe a imaginação rolar solta. Depois, divirtam-se contando a historinha para a família com suas criações!

3. Inventando uma história

Crianças, em geral, têm uma imaginação muito fértil. Estimular a criatividade é importante para o aprendizado e formação dos pequenos. Assim, brincar de criar histórias pode ser muito divertido — e muitas vezes você se surpreende com o que eles são capazes de inventar!

Pegue uma caixa e coloque objetos diversos, o que tiver em casa. Pode ser uma peça de roupa, uma escova de cabelos, uma revista, entre outros. Comece contando uma história. Depois, as crianças têm que continuá-la, porém, na medida em que falam, devem pegar um objeto surpresa da caixa e incluí-lo na história.

Esse jogo de raciocínio e inventividade é perfeito para estimular crianças a partir dos 6 anos. Prepare-se para momentos de muitas risadas!

4. Oficina de carimbos

Seus filhos gostam de arte e de desenhar? Então, eles vão adorar criar carimbos para incrementar suas criações! O EVA — uma placa de borracha mais grossa — é um material perfeito para cortar formas que podem depois virar carimbos. Outro item que você também pode usar é uma batata. Corte a batata ao meio, desenhe qualquer coisa e depois corte ao redor com uma faquinha, contornando o desenho.

Para quem prefere deixar a batata para a hora do almoço, o EVA é um material barato e, em uma placa grande, a criança pode desenhar uma infinidade de formas. Corte as formas selecionadas com tesoura e cubra um lado dela com um pouco de tinta. Depois, ensine a criança a pressionar o lado com tinta em uma folha de papel e ver o resultado.

Essa brincadeira fácil permite que a criançada use a criatividade para fazer estampas ou usar as formas carimbadas em seus desenhos. Crianças mais velhas vão adorar estampar uma sacola de compras básica de tecido branca, por exemplo, com corações, bolinhas ou qualquer outra forma. Em seguida, ficarão muito orgulhosas de passear por aí com a nova bolsa, que foi feita por elas!

5. Dança da cadeira

Essa brincadeira é um clássico, e também ótima para desenvolver coordenação, ritmo, agilidade e, sobretudo, a concentração. Até adultos se divertem com ela!

O processo, você provavelmente já conhece: arrume cadeiras e toque uma música. Quando a música parar, todo mundo tem que sentar em uma cadeira. Porém, sempre falta um assento. Então, quem não conseguiu um lugar fica fora da rodada.

Se você não quiser desarrumar a sala ou tem medo de acidentes, recorte círculos ou quadrados em uma folha de cartolina e grude-os no chão com fita crepe, substituindo as cadeiras.

6. Brincando de modelar

Brincar com massinha também é uma recreação “das antigas”! E ainda auxilia a criança a exercitar a musculatura das mãos e desenvolve a coordenação motora fina, ajudando o pequeno a pinçar ou manusear pequenos elementos.

Perfeita para crianças a partir dos 3 anos, você pode fazer o material em casa. Isso é ótimo, pois não apresenta nenhum perigo caso os menores coloquem a mão na boca.

Misture em uma tigela uma xícara de sal refinado e uma xícara de farinha de trigo. Coloque água aos poucos, até que a massa fique homogênea e sem grudar nas mãos. As crianças podem participar dessa confecção!

Para colorir, você pode usar suco em pó de diversos sabores. Guarde na geladeira, em uma sacola plástica. Como é totalmente natural, dura cerca de três dias e depois precisa ser descartada.

Brincar com os filhos e vê-los sorrindo é bom demais! Com essas atividades lúdicas para crianças, os pequenos aprendem, se divertem em família e crescem mais saudáveis e felizes!

Você gostou das ideias de brincadeiras para crianças? Então compartilhe este texto nas redes sociais e deixe seus amigos bem informados, para que possam brincar com seus filhos!

Vestidos-infantis-online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 2 =