As 7 melhores formas de incentivar as crianças a ler

Definitivamente, o hábito da leitura é uma das melhores heranças que podemos deixar para nossos filhos. No entanto, sabemos que nem sempre é fácil fazer com que os pequenos se interessem naturalmente pelos livros. Dentro desse contexto, é fundamental aprender quais são as melhores formas de incentivar as crianças a ler.

O fato é que, com algumas atitudes simples e até mesmo divertidas, podemos despertar o desejo dos meninos e meninas para que conheçam novas histórias e se aventurem pelo universo criativo da literatura. Ficou interessado? Quer aprender a fazer isso? Então confira as dicas que separamos no conteúdo a seguir:

1. Leia junto com as crianças

O primeiro passo para incentivar as crianças a ler é dar o exemplo. Ou seja, antes de esperar que elas simplesmente decidam pegar um livro, leia com elas! Esse é um hábito positivo que não apenas passará a mensagem de que a leitura é agradável, como também estreitará os laços dos adultos com os pequenos, que naturalmente estarão mais propensos a compartilhar os mesmos gostos.

Você pode começar fazendo isso da forma mais natural possível, contando histórias lúdicas e leves antes delas adormecerem. Com o passar do tempo, estimule que os próprios jovens comecem a observar as palavras, leiam alguns trechos e emitam opiniões sobre o que estão compreendendo da obra e dos personagens.

2. Fala a assinatura de gibis ou revistas infantis

Muitos dos leitores mais vorazes na vida adulta começaram a ter seu interesse pelos livros por meio de gibis ou revistas infantis quando eram pequenos. Achar que esse tipo de obra não tem o mesmo valor dos clássicos é um erro, pois elas são mais adequadas para a idade e o momento no qual as crianças se encontram.

Não se preocupe demais com o conteúdo, desde que, evidentemente, ele não seja impróprio para as idades mais tenras. Apenas tenha em mente que você estará, de forma natural e divertida, incutindo o hábito saudável de folhear as páginas, apreciar as histórias e mergulhar no universo criativo das palavras.

3. Leve as crianças a bibliotecas e livrarias

Outro aspecto que pode ajudar bastante na hora de incentivar as crianças a ler é estimulando o hábito de frequentar locais que estão em consonância com o universo da literatura. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, existe uma grande variedade de lugares que têm muito a oferecer para o desenvolvimento dos pequenos.

Bibliotecas são o local mais básico e já despertam o interesse por meio do ambiente totalmente propício para a leitura. Livrarias também podem ser bastante interessantes, pois são um espaço mais lúdico e moderno. Até mesmo as bancas de jornal podem fazer esse papel, com sua variedade de gibis e revistas infantis.

4. Use a televisão com parcimônia

Por mais clichê que possa parecer, é inegável que a televisão acaba ocupando muito tempo no horário livre das crianças e isso faz com que elas acabem deixando de ler nos seus momentos de diversão. No entanto, cortar totalmente a TV pode não ser a ideia mais indicada: use o aparelho a seu favor.

Regule o tempo que seus filhos podem passar vendo os seus programas favoritos. Além disso, você pode optar por canais que estimulem a criatividade e forneçam conhecimentos gerais. Dependendo da idade, aposte em ciência, tecnologia, desenhos inteligentes, variedades, línguas estrangeiras, música, entre outros.

5. Vá além das próprias obras

Outra boa ideia é não parar na obra em si e ir além do que o próprio livro tem a oferecer. Se a criança adorou um autor ou uma determinada história, pode ser importante estender esse interesse e seguir em frente. Em geral, os pequenos fantasiam muito sobre os personagens e você pode oferecer outros títulos do mesmo escritor.

Que tal procurar sites, blogs e fóruns que falam do gênero favorito? Outra boa alternativa é estudar e pesquisar sobre a época retratada e o tempo que os livros descrevem. Quanto mais informações você oferecer, maiores serão as probabilidades de criar um leitor voraz e apaixonado pelos estilos que estão em consonância com os seus gostos.

6. Use a tecnologia a favor dos livros

A tecnologia, por incrível que pareça, pode ser uma poderosa aliada para quem deseja incentivar as crianças a ler um pouco mais. Geralmente, os pequenos adoram tablets, e eles podem ser uma forma de apresentar novas possibilidades de leitura, especialmente por conta das funcionalidades de cores e pelas diversas ferramentas do gadget.

Além disso, diversos sites de editoras disponibilizam atividades lúdicas sobre os volumes infantis de maior sucesso, e-books mais incrementados sobre certas obras ou você pode até mesmo comprar alguns dos títulos preferidos dos seus filhos na versão digital. Mostre também canais de YouTube sobre literatura, pois a linguagem jovem pode ser um estímulo.

7. Tenha paciência e não desista

Por fim, você deve ter paciência e persistir para que as crianças tenham o seu interesse despertado. Jamais caia na tentação de cobrar que os pequenos terminem um capítulo por dia ou tenha isso como uma obrigação: o fundamental é que eles sintam prazer nessa atividade, de forma que ela se torne espontânea.

Assim como ocorre na vida adulta, não há nada errado em ler aos poucos, de acordo com as vontades e os horários livres depois da escola ou do curso de inglês. Também é saudável alternar momentos de leitura em conjunto com aquelas horas em que os elas vão, espontaneamente, pegar os seus livros favoritos.

Outra boa tática é associar a literatura com passeios. Se os personagens principais da história forem animais, por exemplo, que tal organizar uma ida ao zoológico com a família? Já se ele fala de estrelas, um pulo ao planetário da sua cidade pode ser uma ocasião bastante especial. Assistir a filmes ou peças de teatro são outras opções para completar com maestria essa divertida tática.

Essas são apenas algumas das melhores formas de incentivar as crianças a ler! Com atitude estratégias e um pouco de persistência, você pode incutir naturalmente esse hábito nos pequenos! Gostou deste conteúdo? Então compartilhe livremente este artigo nas redes sociais!


vestidos-de-menina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 7 =