Brincadeiras para apartamento: conheça 5 opções incríveis

Passar as férias das crianças em casa é uma tarefa desafiadora! Afinal de contas, é preciso entretê-las com brincadeiras divertidas e que prendam a atenção, mas também é importante que esses momentos estimulem a criatividade, a coordenação motora e o trabalho em equipe, certo?

E quem é mãe sabe que, às vezes, a cabeça não dá conta de inventar novas atividades todos os dias. Mas, ao mesmo tempo, também sabe que dedicar a atenção e viver momentos de qualidade com os filhos é indispensável para que sempre se sintam amados e queridos. Isso ajuda, inclusive, a manter as crianças calmas e felizes, além de garantir memórias de uma infância especial.

Mas tantos dias em casa pedem muita criatividade. E se o que você procura é a solução para esse problema, veio ao lugar certo! Separamos cinco opções incríveis de brincadeiras para apartamento para agradar os pequenos sem abrir mão do aprendizado. Confira!

1. Sessão de Cinema

Essa é uma das opções mais simples e que as crianças, com certeza, amam. Separe uma lista dos filmes e desenhos preferidos delas e prepare sessões de cinema. Espalhe tapetes e almofadas pela sala ou pelo quarto para deixar tudo ainda mais aconchegante.

Prepare também as guloseimas preferidas: brigadeiro de colher, suco ou refrigerante e, claro, muita pipoca! Para ficar ainda mais divertido, que tal chamar os amigos dos pequenos para esse momento? Os bonecos e brinquedos preferidos também podem ajuda a compor a “plateia”.

Torne a experiência ainda mais especial convidando seus filhos a se vestirem de acordo com o tema do filme. Se for um longa de princesas, por exemplo, as meninas podem usar os vestidos mais lindos para entrarem no clima mágico do que vão assistir. Se for um filme de super-herói, prepare máscaras feitas com papel e elástico.

2. Circuito de interesses na sala

Para aqueles dias em que a criançada acorda no maior gás, o segredo é investir em brincadeiras que ajudem a gastar toda essa energia. Depois do café da manhã reforçado, em um ambiente amplo, como a sala, monte um grande circuito de interesses para os pequenos. Afaste os móveis, se necessário.

Pegue objetos que você já tem em casa, como cadeiras, cabos de vassoura, almofadas e até caixas organizadoras para montar uma pista de obstáculos, em que as crianças sintam-se desafiadas a vencer, como se fosse uma grande aventura. Defina um desafio para cada obstáculo: pular a caixa, fazer levantamento do cabo de vassoura, dar cinco voltas pela sala.

Você também pode acrescentar brinquedos e interferências visuais para segmentar melhor os ambientes. Um lado pode ser o fundo do mar, em que elas precisam salvar uma sereia. No outro, podem se transformar em astronautas que precisam chegar à lua, e assim por diante!

vestidos-infantis-festa

3. Jogos de alfabetização

Essa é uma das brincadeiras preferidas das mamães, pois colaboram para o aprendizado de forma lúdica e leve.

Faça cartelas com as letras do alfabeto e peça que as crianças montem frases ou palavras, como se fosse um campeonato entre elas. No final, todas vencem, mas o interessante é estimular a leitura e a escrita.

Uma outra opção, especialmente para quem tem crianças pequenas, é ir escrevendo e desenhando uma pequena história junto com a criançada. Você pode, inclusive, criar uma história em que uma das letras seja protagonista, pedindo que a criança lhe ajude a construir o final feliz.

Além das brincadeiras com letras e palavras, também dá para se divertir bastante com jogos que envolvam números e matemática. Você pode pedir que as crianças contem quantos brinquedos têm, quantas plantas têm pela casa, quantos passos elas dão da sala até o quarto, entre outras. Também pode separar recipientes com pequenos itens e pedir que façam contas simples.

4. Mestre cuca

Essa é a opção mais deliciosa! Convide os pequenos para passar um dia como Mestre Cuca. Entre realmente na brincadeira e vista todo mundo com avental e touca. Uma música animada de fundo também não é nada mal.

Separe receitas gostosas e simples para preparar com as crianças. Dê preferência àquelas em que elas realmente podem colocar a mão na massa, separando e misturando os ingredientes, marcando o tempo do cozimento e depois decorar ou confeitar com muita criatividade.

Claro que nessa brincadeira é importante prestar atenção em utensílios que possam ser perigosos, como facas ou o forno quente, evitando que as crianças se aproximem ou manuseiem esses itens.

Outra opção é reforçar a sensação de importância e responsabilidade com outras pessoas: peça para que as crianças lhe ajudem a fazer o almoço, lanche ou jantar preferido de alguém que elas gostam muito, como o pai ou uma tia, por exemplo. Essa iniciativa ajuda a estreitar os laços de afeto e também estimula os sentidos.

Você também pode estipular dias ou horários específicos da semana para fazer um prato com os pequenos, transformando em uma rotina divertida e saborosa para as férias.

5. Fabriqueta de brinquedos e fantasias

Por fim, entre no universo lúdico das brincadeiras e fantasias, separando itens que podem ser transformados em acessórios e brinquedos divertidos, criados pelas próprias crianças.

Nessa brincadeira, o segredo é abusar da imaginação! Pegue material escolar, como fita crepe, cola branca, tesoura sem ponta, canetinhas e cartolinas. Separe algumas roupas para montar um camarim.

Aqueles vestidos lindos podem ser incrementados e ganhar cara nova com fitas de cetim, por exemplo. Tubos de rolos de papel higiênico podem se transformar em binóculos. Pequenas garrafas pets cheias de arroz podem ser chocalhos super interessantes!

Depois de terminar os brinquedos e fantasias, vocês podem cantar uma música ou inventar uma história que envolva cada item ou roupa criado pelas crianças. Se elas criaram desenhos ou pinturas, que tal preparar um mural pela casa, como se fosse a exposição de um museu? No final das contas, elas vão se sentir orgulhosas e reconhecidas pelo trabalho que tiveram ao longo do dia.

Essas são só algumas opções de brincadeiras para apartamento que você pode fazer durante as férias com as crianças. Lembre-se de sempre respeitar a idade dos seus filhos, promovendo opções que sejam adequadas a cada faixa etária. Outra dica é sempre perguntar aos pequenos o que eles gostariam de fazer ou como gostariam de se divertir. As respostam podem surpreender pela simplicidade e criatividade.

Para receber mais dicas sobre o universo infantil, como brincadeiras, cuidados e outras informações importantes para mamães cuidadosas e que amam os pequenos, cadastre seu e-mail na caixa ao lado e assine nossa newsletter. Boas férias com diversão para você e toda família!

vestido-infantil-mon-sucre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × cinco =