Cabelo de criança: saiba quais são os cuidados necessários!

Desde o nascimento, o cabelo de criança é muito delicado e, por isso, requer necessidades especiais. Muitos bebês nascem carecas ou perdem fios no início dos meses, o que faz com que muitos pais se preocupem com a saúde capilar dos pequenos desde o início, buscando sempre que eles cresçam fortes e saudáveis.

Além da estética, cuidar do cabelo de uma criança ajuda a evitar doenças e complicações no couro cabeludo, como a infestação de insetos — os temidos piolhos —, a aparição de fungos, complicações hormonais, entre outros.

Pensando nisso, montamos este post cheio de dicas para que você possa cuidar ainda mais dos cabelos do seu filho. Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue esta leitura!

O que não fazer no cabelo de criança?

Independentemente do tipo de cabelo que a criança apresenta, todos precisam de uma atenção a mais em relação ao cuidado capilar de um adulto. Para isso, é importante observar também as alterações e reações que o couro cabeludo do seu filho vem apresentando, visto que isso aponta que algumas práticas não devem estar corretas.

Confira as principais atitudes que não devem ser feitas no cabelo de uma criança!

Não lave o cabelo todos os dias

Bebês e crianças não têm um couro cabeludo oleoso. A produção sebácea é desenvolvida somente a partir da adolescência. Por essa razão, não é necessário lavá-los todos os dias. Esse é um cuidado especial ainda para os cabelos cacheados, o ideal é lavar a cada dois ou três dias, a fim de não ressecar as pontas.

Não use produtos para adultos

É importante que as crianças usem produtos livres de substâncias químicas, muito encontradas em cremes para adultos, como os sulfatos, pois eles podem causar alergias. Além do mais, eles precisam usar aqueles com PH neutro, para favorecer a nutrição e saúde do seu couro cabeludo. A idade correta para começar a usar produtos comuns é a partir dos oito anos.

Não abuse do secador de cabelo

Outro ponto importante para ressaltar é que as cabeças dos pequenos são mais sensíveis às variações de temperaturas. Por isso, evite usar muito o secador em suas madeixas e, caso seja necessário, prefira os jatos morno ou frio. Isso ajudará também a manter os fios mais fortes e nutridos.

Não se esqueça de hidratar os fios

A hidratação também é essencial para eles. Três anos é uma boa idade para começar a usar cremes sem a presença de químicos ou, até mesmo, máscaras naturais e caseiras para hidratá-los, de acordo com o formato dos fios.

Não deixe as crianças dormirem com os cabelos molhados

O ideal é que ninguém durma com os cabelos úmidos, independentemente da idade, pois isso favorece o acúmulo de microrganismos, como fungos e bactérias, podendo causar infecções ou doenças. Essa prática também vale para os penteados, é importante esperar que o couro cabeludo esteja totalmente seco para amarrar com tranças ou rabos de cavalo.

Não lave com água muito quente

Assim como a temperatura do secador pode danificar a estrutura capilar de uma criança, a temperatura da água também pode ser prejudicial, estimulando a descamação do couro cabeludo ou o ressecamento dos fios. O ideal é que os cabelos, inclusive dos adultos, sejam higienizados em água fria ou em temperatura ambiente.

Como você viu, os cuidados para o cabelo de criança apresentam algumas peculiaridades. Além da estética, tratar das madeixas é importante também para a saúde dos seus filhos. Dessa forma, eles se mantêm lindos e saudáveis, de maneira totalmente natural e livre de produtos químicos.

E aí, gostou do post? Então aproveite e curta nossa página do Facebook para estar em contato com as novidades da moda infantil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + 17 =