Como fazer o desfralde sem estresse? Aprenda aqui!

Saber como fazer o desfralde corretamente é essencial para que o processo seja tranquilo e agradável para toda a família. Mas, para isso, é importante ter a certeza de que a criança está preparada para essa nova fase. Depois, basta ter muita paciência, cuidado e dedicação.

E aí, quer saber como fazer o desfralde sem estresse? Então, você veio ao lugar certo! Neste post, listamos as principais dicas para que esse processo seja um sucesso. Continue lendo e confira!

Certifique-se de que o seu filho está preparado para o desfralde

De fato, é comum ficarmos ansiosas para o iniciar o desfraldamento. Entretanto, como dissemos, é preciso ter a certeza de que o seu filho está maduro o suficiente para isso.

Não existe uma regra sobre a idade certa para tirar a fralda do pequeno. Ainda assim, é comum que crianças a partir dos dois anos comecem a dar sinais de que já estão prontos para fazer xixi e cocô no penico ou no vaso sanitário.

Mas, se esse não é o caso do seu filho, tudo bem! Lembre-se de que todos os bebês começam a falar, engatinhar e andar em momentos distintos — e com o desfralde não seria diferente. Então, se você não faz ideia se o seu pequeno está pronto, ou não, vejamos alguns indícios a que deve ficar de olho:

Sinais de comportamento

  • reclamar quando está com a fralda suja e dar sinais de quer fazer cocô (seja avisando você ou fazendo uma carinha específica);
  • mostrar interesse no uso da calcinha ou cueca;
  • observar a família ir ao banheiro;
  • conseguir ficar sentado em uma mesma posição durante alguns minutos;
  • conseguir abaixar e levantar as calças (ou vestido).

Sinais físicos

  • andar com estabilidade;
  • conseguir segurar o xixi (ficar seco por três ou quatro horas);
  • fazer bastante xixi de uma só vez, abandonando o hábito de fazer de pouquinho em pouquinho.

Se o seu filho apresenta a maioria desses sinais, é bem provável que ele já esteja preparado para o desfralde. Nesse caso, providencie os equipamentos necessários (penico ou adaptador para vaso sanitário) e comece a preparar a criança!

Saiba como fazer o desfralde

Explique o processo para a criança

É muito importante que a nova fase seja explicada para o seu filho — mesmo que ele ainda não a entenda direito.

Conte a ele como o papai e a mamãe fazem as suas necessidades, e mostre-lhe que ele está preparado para fazer igual. Se possível, invista em desenhos, figurinhas ou vídeos com personagens divertidos indo ao banheiro.

Inclusive, uma dica útil é mostrar para a criança para onde vai o cocô. Sempre que ela sujar a fralda, coloque os dejetos no penico e ensine que eles devem ser feitos ali. Depois, jogue no vaso sanitário e deixe que o seu próprio filho dê a descarga.

Comece o desfralde diurno

Após explicar todo o processo para a criança, chegou o momento de colocar o desfralde em prática. Para isso, comece tirando a fralda no período diurno.

Escolha uma estação quente (verão ou primavera) para iniciar o processo. Desse modo, você evita que o seu filho fique desconfortável com os possíveis escapes de xixi. Além disso, é importante vestir o pequeno com roupas leves e fáceis de tirar.

Então, peça para ele te avisar quando precisar ir ao banheiro. No início, será preciso perguntar se ele está com vontade de fazer suas necessidades algumas vezes ao dia. Sempre que o seu filho acertar (ou seja, quando te avisar que quer fazer xixi ou cocô) leve-o imediatamente ao banheiro e comemore bastante.

E esteja preparada para os acidentes: nessas horas, não brigue ou puna a criança. Limpe tudo com calma e a ensine que, da próxima vez, ela precisar te avisar.

Caso esses acidentes fiquem muito frequentes, talvez esteja na hora de rever se o seu filho está mesmo preparado para o desfralde. Se não estiver, tudo bem! Dê um tempo à criança, e tente novamente após alguns meses.

Deixe que o seu filho se acostume com o penico

Além de explicar para o seu filho que ele deve te avisar quando tiver vontade de ir ao banheiro, também é importante acostumá-lo com o novo objeto: o penico.

Quando a criança acordar, coloque-a no penico (ainda de roupa) e faça com que aquele momento seja divertido. Quando estiver mais acostumada com o objeto, deixe que ela sente sem a fralda. E aproveite para explicar que é isso que mamãe e papai fazem todo dia (sentar no vaso sanitário para fazer xixi e cocô).

Lembre-se: é muito importante que a criança tenha interesse pelo desfralde. Por isso, utilize brinquedinhos, livrinhos e qualquer outra brincadeira que desperte a sua atenção. Quando ela começar a fazer as necessidades no lugar certo, dê tchau para o xixi e o cocô, e faça com que ela se divirta com a situação.

Além disso, existem outros truques que podem ser adotados no dia a dia. Veja:

  • invista em calcinhas e cuecas com personagens que os seus filhos gostam;
  • deixe que ele te observe ir ao banheiro;
  • em dias quentes, permita que o seu filho fique pelado pela casa;
  • tenha paciência.

Contudo, atenção: jamais force a barra. Não obrigue o seu filho a sentar no penico se ele não quiser. Caso contrário, ele poderá desenvolver problemas futuros, como a prisão de ventre. Sempre o estimule respeitando o seu grau de interesse.

Inicie o desfralde noturno

Quando o seu filho já estiver controlando bem o xixi e cocô durante o dia, você pode começar a realizar o desfralde noturno. Mas é preciso ter em mente que esse processo pode se estender por anos. Por isso, tenha paciência!

O organismo da criança demora bastante para conseguir despertar quando é necessário fazer xixi ou cocô durante a noite. Ainda assim, alguns truques podem ajudar esse processo a ser menos trabalhoso.

Comece diminuindo a ingestão de líquido do seu filho horas antes dele dormir. Também, peça para ele fazer xixi antes de deitar — e, quanto a isso, nas primeiras madrugadas, você precisará ajudá-lo.

Leve-o ao banheiro com certa regularidade (a cada duas ou três horas), e tente descobrir o horário em que ele costuma urinar. Depois de um tempo, ensine-o que ele precisa ir sozinho quando sentir vontade.

De toda forma, vale ressaltar que um xixi ou outro na cama é super normal durante a infância. Então, quando isso ocorrer, encare o fato com naturalidade e não faça com que a criança sinta vergonha de errar. Enxergue o processo como uma oportunidade para se aproximar ainda mais do seu filho!

Enfim, gostou do nosso post? Agora que você já sabe como fazer o desfralde corretamente, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba outras dicas como essas para melhorar a qualidade de vida da sua família!

 

MELHORES-VESTIDOS-INFANTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × um =