Como identificar os problemas de aprendizagem das crianças?

O início da vida escolar é um momento muito importante no desenvolvimento infantil, mas ele pode trazer algumas dificuldades. Os problemas de aprendizagem das crianças são muito comuns nessa fase e podem gerar uma série de comportamentos bastante específicos.

Esses sinais devem ligar o alerta dos pais, que precisam buscar a origem deles. Há muitas questões que envolvem essas dificuldades, além de cada criança ter suas próprias necessidades e limitações.

Este post vai traz mais informações sobre problemas de aprendizagem na infância, ajudando a identificar comportamentos que possam significar isso. Confira!

 

dificuldade no aprendizadoEntendendo melhor o que são os problemas de aprendizagem das crianças

Entrar na escola e começar a aprender cores, letras, números e uma série de outras coisas interessantes. Esse é um momento normal e fundamental para o desenvolvimento da criança, mas que também pode deixar explícita uma dificuldade maior na questão cognitiva.

Não serão todas que vão se desenvolver com facilidade e mostrar habilidades, e isso pode trazer algumas consequências. Essas dificuldades geram uma série de comportamentos específicos, que nem sempre os pais conseguem relacionar às dificuldades de aprendizagem.

Esses problemas podem ter diferentes origens, que vão desde a questão cognitiva propriamente dita, até situações sociais, como problemas familiares ou ausência do apoio dos responsáveis no dia a dia. A família é parte fundamental do aprendizado, e precisa exercer sua responsabilidade. Quando isso não acontece, a criança pode ser prejudicada.

Diferenciando o distúrbio da dificuldade

Quando aprender se torna um problema, é preciso saber identificar o que exatamente está acontecendo. Os problemas de aprendizagem das crianças são uma questão diferente de um distúrbio. Entender essas duas ocorrências facilita a maneira como cada situação vai ser encarada e trabalhada por uma melhoria.

A dificuldade

A situação em que a criança apresenta dificuldades de aprendizagem é um quadro em que ela não tem problemas sérios, e sim uma maneira diferente de aprender, o que pode causar uma demora, se comparada às outras crianças da mesma idade.

A questão cognitiva pode ser um motivo. Algumas crianças aprendem mais devagar, o que pode refletir em dificuldades. Há também questões emocionais e de personalidade, como a timidez excessiva.

Uma criança que também não recebeu estímulos antes de entrar na escola pode apresentar esse quadro, assim como aquelas que sofrem com problemas familiares, como brigas, falta de atenção, separação dos pais e uma série de outros casos.

É importante destacar que no quadro de problemas de aprendizagem das crianças tudo pode ser resolvido por meio de um acompanhamento mais dedicado na escola, além da participação dos pais nesse processo.

O distúrbio

O distúrbio está diretamente ligado a disfunções causadas por questões neurológicas. Nesse caso, a atenção precisa ser com um acompanhamento médico, para que a dificuldade cognitiva possa ser superada.

A criança que apresenta o distúrbio não apresenta nenhum tipo de manifestação física. É uma simples questão de conexão do cérebro com os neurônios. Quando isso não funciona bem, o aprendizado é prejudicado em momentos específicos, como na leitura e na escrita, por exemplo.

Esse distúrbio é completamente passível de tratamento e acompanhamento pedagógico especializado, com um programa de ensino específico, se possível. Assim, a criança pode superar os problemas que terá para aprender.

Identificando problemas na aprendizagem por comportamentos

Na maioria das vezes, os pais só vão conseguir identificar os problemas de aprendizagem das crianças observando comportamentos bastante específicos. O acompanhamento com as tarefas escolares e com o desenvolvimento é importante, mas nem sempre assim será possível ter uma ideia concreta de que ali há, de fato, uma dificuldade ou um distúrbio.

A seguir, confira alguns sinais comportamentais claros de que a criança pode estar em um desses quadros citados.

Baixo rendimento escolar

O primeiro, mais previsível e mais claro, sinal de que há um problema maior é o baixo rendimento escolar. Dificuldade em fazer as lições de casa, notas baixas e outros problemas passam a ser recorrentes. Os pais devem observar além da possibilidade do desinteresse da criança e tentar entender se ali há uma dificuldade de aprendizagem.

Desinteresse em ir à escola

Se na escola há a dificuldade em aprender, a tendência é que aquele ambiente passe a ser pouco prazeroso, desestimulante e até mesmo hostil para as crianças, especialmente porque muitas delas identificam que seus colegas de classe não apresentam as mesmas limitações.

A partir daí, começa uma rejeição natural com a obrigação de ir às aulas. As crianças choram, reclamam e fazem de tudo para não ter que voltar à escola. Hora de ligar o alerta e entender a situação!

Queixas recorrentes da escola

O comportamento também tende a mudar, e a criança ganha traços de rebeldia quando ela não consegue se desenvolver na escola. As bagunças, a dificuldade de respeitar a hierarquia do professor e o comportamento inadequado com os colegas acabam sendo maneiras de comunicar essa dificuldade de aprendizagem.

Como citamos, o ambiente se torna hostil, e algumas crianças lidam com essa situação se mostrando rebeldes e com dificuldade de se adequar a regras e práticas de boa convivência na escola. Recorrência de queixas da escola é um sinal de que algo não vai bem.

Tristeza e retraimento social

Da mesma maneira que algumas crianças se comportam com rebeldia por conta das dificuldades, outras reagem com retraimento. Em alguns casos, a criança simplesmente não consegue fazer amigos e se relacionar com os colegas de classe, tão pouco consegue verbalizar para o professor e os orientadores as suas limitações na hora de aprender.

Em casa, a tristeza é o comportamento mais fácil de ser percebido. A criança estará sempre cabisbaixa e não vai mostrar interesse em contar sobre como está sendo a vida escolar.

Conhecer e saber identificar possíveis incidências de problemas de aprendizagem das crianças é de grande importância para ajudá-las a superar suas dificuldades. Assim, elas podem ter uma vida escolar com melhor desenvolvimento, independentemente de suas condições específicas.

Mudar de escola também pode ser uma questão para as crianças. Nem todas se adaptam bem, o que demanda cuidado e atenção. Veja como conduzir essa situação da melhor forma com esse artigo: Mudança de escola das crianças: como posso ajudar meu filho?

aprendizagem infantil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − cinco =