Conheça 4 jogos educativos para você brincar com seu filho

Jogos-Educativos

A aprendizagem infantil é um processo que ultrapassa os momentos em que as crianças estão dentro de uma sala de aula, rodeadas por cadernos, lápis e outros materiais didáticos. Acredita-se que os pais são os primeiros professores dos filhos.

Então, por que não aproveitar o seu tempo livre para proporcionar novas experiências de aprendizado? Os jogos educativos são excelentes aliados para promover conhecimento enquanto os pequenos se divertem.

A ludicidade é fator importante para o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças. Por meio da recreação é possível estimular o cérebro a potencializar habilidades úteis ao longo de toda a vida, como o convívio social, a coordenação motora e o controle emocional.

Os jogos educativos são aqueles que estimulam o aprendizado infantil por meio da leitura, imaginação, memorização e reconhecimento de números, letras ou formas geométricas. Deu para perceber que as brincadeiras proporcionam benefícios além da diversão, não é mesmo?

Agora, você vai conhecer a importância dessa atividade para o desenvolvimento dos seus filhos. Continue a leitura e veja as sugestões de brincadeiras que preparamos para vocês!

Descubra a importância do entretenimento para o desenvolvimento dos seus filhos

Vivemos uma fase em que computadores, tablets e celulares são comuns nas mãos pequeninas que conduzem esses aparelhos.

As brincadeiras tradicionais, que dispensam recursos tecnológicos para serem executadas, perderam a força e estão cada vez mais raras. É importante que os pais tenham consciência de que os jogos educativos são muito proveitosos. Eles proporcionam o desenvolvimento completo da criança — motor, cognitivo e social — e colaboram para que o aprendizado seja uma atividade simples e natural.

Inserir jogos educativos no cotidiano do seu filho tem um caráter pedagógico significativo. Por meio deles é possível propiciar o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, ações fundamentais para que a criança consiga se expressar com eficiência.

Essas brincadeiras também atuam no desenvolvimento da capacidade de observar, comparar e atribuir semelhanças ou diferenças, potencializando a expansão do raciocínio lógico.

Além do mais, as brincadeiras educacionais favorecem a concentração e a interação interpessoal. As crianças passam a conhecer regras, aprendem a respeitá-las e praticam o artifício de controlar o tempo disponível para a superação de um desafio.

Veja por que as brincadeiras entre crianças e familiares são tão valiosas

Muitas vezes, a rotina atribulada impede que os pais dediquem o tempo que gostariam para dar atenção e brincar o suficiente com os filhos. Mesmo depois de um dia cheio, reservar um tempo para ficar com eles, conversar e, claro, brincar, é uma prática indispensável, principalmente nos fins de semana.

Dar uma pausa nas atividades para dedicar atenção exclusiva à garotada é um jeito simples de demonstrar amor e proporcionar bem-estar. Esses momentos são bastante oportunos para a troca de conhecimento e também para ampliar os laços afetivos na família, enriquecendo o relacionamento entre pais e filhos.

Os pais que escolhem jogos educativos para se divertirem em família proporcionam mais aprendizado aos pequenos. Aguçando a curiosidade dessas mentes inquietas, você perceberá o quanto eles são capazes de fazer suas próprias descobertas.

Aproveite a oportunidade para estimular o raciocínio, incitar a criatividade e fazer com que eles compreendam a necessidade de respeitar as regras e os limites impostos em cada partida.

Brincar com as crianças é mais que afeto, é uma necessidade real para manter vínculos e colaborar com o seu desenvolvimento em todas as fases. Então, que tal garantir um tempo de qualidade e diversão com eles?

Conheça 4 jogos educativos para investir nos momentos de lazer com as crianças

Agora que você já entendeu a importância de participar das brincadeiras para aumentar a aproximação e fomentar o aprendizado, conheça 4 jogos educativos para passar mais tempo com os seus filhos!

1. Jogos com formas geométricas

Jogos educativos

Ter capacidade de reconhecer quadrados, círculos, triângulos e retângulos vai contribuir para a compreensão de conceitos geométricos que serão exigidos nas etapas seguintes. Quanto mais cedo a criança começar a ter contato com essas formas, mais facilidade ela terá para identificar e classificar as figuras.

Os jogos educativos que estimulam o encaixe de cada forma geométrica no seu devido lugar cumprem bem essa função. Assim, a criança vai passar a reconhecer as diferenças e semelhanças de cada figura.

No dia a dia os pais também podem estimular essa percepção fazendo perguntas como: “qual é o formato dessa janela? Essa mesa se parece com qual figura?”. Logo você perceberá que o aprendizado geométrico com base na ludicidade vai despertar a curiosidade e o interesse dos seus filhos.

2. Jogos da memória

Essa é uma brincadeira que, possivelmente, também fez parte da sua infância. Os jogos da memória exigem concentração dos participantes. É necessária observação para que as crianças descubram onde está a figura complementar da carta que está em mãos.

O jogo da memória é interessante porque pode envolver toda a família. Entre uma revelação e outra, seus filhos vão desenvolvendo e aperfeiçoando o raciocínio. No final, ganha o jogador que tiver recolhido mais pares.

3. Jogos com números

educacao-infantil-linguagem-matematica

A alfabetização vai além do estudo das letras. Para conseguir ler e se comunicar com clareza as crianças também precisam conhecer os números. Somente assim elas se tornam capazes de emitir e interpretar mensagens orais e escritas.

Brincadeiras simples como “pinte os números” ou outra atividade que trabalhe a associação de quantidades ajudam no reconhecimento dos algarismos, permitindo que as crianças estabeleçam a relação entre nomes e símbolos. O desafio é prender a atenção para que elas tenham um aprendizado matemático mais simplificado.

4. Jogos sensoriais

As brincadeiras sensoriais são atividades que envolvem o tato, olfato, paladar, visão e audição, ou seja, favorecem o desenvolvimento infantil completo.

Estimular o aprendizado por meio dos cinco sentidos pode ser mais simples do que se pensa. A variedade de jogos educativos dessa categoria é bastante ampla. Juntos, pais e filhos podem brincar de criar objetos com massinha, pintar utilizando mãos e pés como pincéis, fabricar espuma colorida ou fazer uma caixa sensorial com materiais de diferentes cheiros e texturas.

Sem dúvidas, essa é uma ocasião para despertar os sentidos e aprimorar a inteligência da garotada.

Os passatempos didáticos proporcionam um aprendizado mais prazeroso às crianças. Brincando elas fazem novas descobertas e desenvolvem habilidades sociais e cognitivas, dois fatores imprescindíveis para a sua evolução.

Não perca a oportunidade de explorar algumas possibilidades lúdicas e faça com que o conhecimento seja adquirido de maneira mais agradável. Temos certeza os pequenos vão adorar os momentos de jogos educativos em família!

Para começar a colocar estas estratégias em prática, aproveite e conheça 5 opções incríveis de brincadeiras para apartamento!

roupas-para-meninas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 12 =