Criança no dentista: quando devo levar meu pequeno?

Para criar uma rotina de cuidados com a saúde bucal desde cedo e evitar problemas sérios, é necessário levar a criança no dentista o quanto antes. Assim, ela se acostuma com o odontopediatra (dentista especializado no público infantil) e não vai sentir medo quando precisar de um tratamento.

Acompanhe este artigo e veja por que é importante levar o pequeno à consulta odontológica, qual o melhor momento e como os pais podem tornar essa situação agradável. Confira!

Por que é importante levar a criança no dentista?

Os cuidados com os dentes devem ser adquiridos desde cedo, e isso inclui a correta higienização e as visitas ao dentista.

O odontopediatra vai orientar os pais sobre como ajudar as crianças com a escovação, qual tipo de creme dental é mais indicado e até hábitos alimentares — aconselhando sobre o excesso de comidas e bebidas açucaradas, que contribuem para o aparecimento de cáries.

10917122_738063562976344_1390633104421315557_o

Preciso cuidar dos dentes de leite?

Muita gente pensa que, como os dentes de leite ainda vão cair, não é necessário se preocupar. Pelo contrário! É importante manter a boa saúde desses primeiros dentinhos para evitar que os permanentes nasçam já com algum problema.

Além disso, os bons hábitos de higiene bucal devem ser iniciados desde cedo. O odontopediatra é quem pode fornecer a melhor orientação para pais e crianças.

Como é a consulta no odontopediatra?

Muitos pais ficam com receio de levar o pequeno ao dentista, mas saiba que pode ser uma experiência incrível!

O consultório do odontopediatra é todo ambientado com brinquedos, objetos lúdicos, vídeos e até músicas para que os pequenos se sintam bem à vontade. Além disso, o profissional e toda a sua equipe estão bem preparados para lidar com o público infantil!

Na consulta, o dentista vai conversar com os pais e a criança e fazer uma avaliação para saber como está o nascimento e desenvolvimento dos dentes de leite, como é a mordida ou se há algum problema para ser tratado, como placas ou cáries.

Em resumo, a visita da criança ao dentista é preventiva e vai estimular bons hábitos de higiene!

Qual o momento certo para a primeira consulta?

Alguns profissionais defendem que o melhor é levar o filho o quanto antes — ainda bebê, logo quando nascem os primeiros dentinhos.

Assim, o odontopediatra já avalia se está tudo certo com os dentes, gengivas e língua do pequeno, além de orientar a higienização com uma escova de dente macia e de cabeça pequena (voltada para esse público), dedeira e creme dental em uma quantidade mínima.

Sabemos que as pessoas esperam um pouco mais para levar os filhos no dentista. Não há problema: o importante é que a criança comece a se acostumar com as consultas odontológicas para que sua saúde bucal esteja sempre em dia.

Como evitar que a criança fique com medo?

A criança não sabe como é uma consulta odontológica e, por isso, não tem motivos para ficar com medo. O que acontece é que muitos pais têm pavor de dentista por conta de alguma experiência negativa do passado e acabam passando esse trauma para o filho!

Por isso, não fique ansioso ou transmita essa angústia para a criança. Com antecedência, comece a avisá-la sobre a consulta: que vai ser tranquila, com um tio ou tia que vai conversar com ela e observar seus dentinhos. Conte que os priminhos e amiguinhos também costumam ir ao dentista.

A criança chega tranquila e quando vê que está em um ambiente agradável, colorido e com brinquedos, não se importa em passar pela consulta.

É muito importante que essa primeira experiência seja prazerosa para o pequeno! Assim, ele cria o hábito de ir ao dentista e vai feliz para as consultas. E, caso haja a necessidade de um tratamento, não será traumático.

Portanto, o que vale nesse momento é o modo como o pai ou a mãe vai preparar a criança para essa primeira consulta!

Como construir bons hábitos em casa?

De nada adianta levar a criança regularmente ao dentista e descuidar dos hábitos diários com a saúde bucal em casa, o que inclui a escovação com creme e o uso de fio dental. 

É importante que os pais também sejam disciplinados com sua própria higienização oral para que os pequenos, que aprendem por imitação, percebam que esse hábito deve ser seguido obrigatoriamente.

Para que a criança não crie resistência, compre escovas de dente com personagens e fio dental colorido, transformando essa ocasião em um momento divertido.

O adulto precisa fazer a escovação da arcada dentária das crianças após as refeições e antes de dormir. Aos poucos, deve deixar essa tarefa para que façam sozinhas.

Entretanto, mesmo quando a higienização da boca começar a ser feita por conta própria, os pais precisam estar por perto para supervisionar. À medida que forem crescendo, o ideal é apenas avisar os momentos em que a escovação deve ser feita.

É importante, ainda, que a criança faça a escovação dos dentinhos também na escola, após o lanche, ou quando se alimentar em outro lugar, como na casa de algum amiguinho ou parente. Por isso, envie sempre na mochila a escova, a pasta de dente e uma toalhinha de mão.

Pasta de dente com ou sem flúor?

Isso vai depender da orientação do odontopediatra. A Associação Americana de Pediatria (AAP) e a Associação Brasileira de Odontopediatria (ABO) recomendam a pasta com flúor logo que aparecem os primeiros dentinhos. 

Porém, a quantidade deve ser mínima (correspondente a um grão de arroz cru) e a escovação deve sempre ser acompanhada por um adulto. Isso porque a criança ainda não sabe cuspir e acaba engolindo muito flúor, podendo causar a fluorose dental, que deixa os dentinhos manchados.

Em contrapartida, há profissionais que só indicam a pasta com flúor a partir dos quatro ou cinco anos, quando a criança já aprendeu a cuspir. 

Viu como é importante levar a criança no dentista? Quanto mais cedo ela se acostumar com as consultas odontológicas, menos medo vai sentir e mais saudável vai crescer.

Agora você já pode levar a criança ao dentista com tranquilidade! Quer ler mais artigos sobre a saúde dos pequenos? Conheça agora 5 dicas de alimentação saudável para seus filhos!

Vestidos-infantis-online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × quatro =