Crianças na praia: como aproveitar o momento de lazer sem estresse?

Um dia de lazer com as crianças na praia pode realmente ser algo maravilhoso. No entanto, para que tudo saia como planejado, é importante se atentar a alguns cuidados.

Desde as roupas apropriadas até a alimentação, proteção do sol e atenção para que suas filhas não se percam, vale a pena se preocupar antes para que depois seja só lazer e relaxamento — afinal, você não quer que nada estrague o seu dia de diversão em família, certo? Sendo assim, toda preocupação convém!

Pensando nisso, no post a seguir mostremos todos os pontos importantes a serem considerados antes de partir para a praia com as crianças. Acompanhe! 

1. Aproveite o sol no período adequado

As crianças estão mais propensas às queimaduras do sol e os efeitos sobre elas podem ser mais graves, portanto, opte por ir à praia nos horários mais apropriados.

Entre as 10h e 16h, por exemplo, o sol está no seu período de pico, no qual ele se torna mais forte e nocivo. O recomendável é evitar expor as crianças aos raios solares durante esse período, garantindo assim que elas não se queimem excessivamente ou tenham algum problema de pele por conta da temperatura.

2. Não abra mão do protetor solar infantil 

Mesmo respeitando os horários de pico, o protetor solar é fundamental e jamais deve ser deixado de lado. Ele é um grande aliado na proteção da pele das pequenas à incidência dos raios UV, além de evitar as doloridas queimaduras do sol.

Certifique-se, no entanto, de buscar por produtos específicos para crianças, já que eles são capazes de oferecer todo o cuidado que a pele mais sensível delas precisa. Compre protetores que sejam a prova d’água ou renove a camada toda vez que elas voltarem do mar. Lembre-se, também, de que quanto maior o fator, maior o nível de proteção. 

3. Aposte nas roupas de lycra na proteção contra o sol

Além de já terem virado acessórios indispensáveis para as pequenas que frequentam a praia, as roupinhas de lycra são ótimas para proteger a pele sensível das crianças, especialmente quando elas ainda são pequenas.

O tecido tecnológico, além de bloquear os perigosos raios UV, seca muito rápido, fazendo com que a criança não permaneça úmida após sair do mar. Sem falar que há uma série de modelos disponíveis no mercado, um mais lindo que o outro!

4. Mantenha as crianças hidratadas 

O calor intenso da praia faz com que as crianças transpirem muito, perdendo assim uma quantidade significativa de líquido que precisa ser reposta regularmente. Por esse motivo, nunca deixe de levar ou comprar água para que elas consumam durante todo o tempo do passeio.

Aqui, não vale substituir a água por refrigerantes, por mais que essa seja a vontade das pequenas. Lembre-se de que só ela contém os sais minerais essenciais para o organismo. 

5. Invista em acessórios de proteção 

Alguns acessórios são muito valiosos para proteger as pequenas nos dias de praia, seja do calor do sol ou da água do mar. 

As boias são importantes para os mergulhos. Ainda que os pais acompanhem a criança, o acessório dá mais segurança e permite que ela tenha um pouco de autonomia em alguns momentos — além de ser ótimo para que ela se acostume com o mar. 

Acessórios de proteção contra o sol também são muito bem-vindos. Os óculos, por exemplo, protegem os olhos da criança contra os raios UV e também trazem uma sensação de conforto. 

Por fim, os chapeuzinhos também são fundamentais para proteger a cabeça das meninas do sol. Aqueles no estilo pescador são melhores ainda, uma vez que possuem uma aba que faz uma sombrinha preciosa para o rosto.

6. Supervisione as crianças na praia a todo o momento

Todo cuidado é pouco quando se vai à praia. Como se trata de um local que costuma estar sempre cheio, o risco de que as crianças se percam é grande — algo que torna o passeio perigoso, estressante e traz imensa preocupação para os pais.

O ideal é supervisioná-las constantemente, seja enquanto elas brincam na areia ou quando estão aproveitando o mar. Como você provavelmente já sabe, basta um piscar de olhos para que elas sumam do seu campo de visão. Sendo assim, mantenha a atenção redobrada. 

Além disso, para se prevenir desses momentos, coloque nas meninas uma pulseirinha de identificação com o nome, endereço e seu telefone de contato. Isso será muito útil caso elas se percam. 

7. Não se esqueça dos brinquedos 

Não se esqueça dos brinquedinhos, afinal, toda criança ama brincar na areia montando castelos ou fazendo bichinhos nas forminhas, não é verdade? Para as menores, a piscininha também é ótima e acaba dispensando o mar.

Lembre-se, também, de que nem toda criança se sente confortável na praia. Dessa forma, os brinquedos ajudam a tornar a experiência mais divertida e leve para elas. 

8. Traga de casa lanches leves e saudáveis 

Os melhores alimentos para a praia são aqueles que levamos de casa. Se tratando de crianças, é sempre bom evitar que elas consumam algo de ambulantes ou de quiosques — o forte calor pode fazer com que alguns alimentos estraguem, então é melhor não confiar.

Frutas frescas, sucos, sanduíches e outros lanches leves e bem conservados são os mais adequados para a ocasião. Evite também levar comidas com molhos ou condimentos, pois elas podem fazer mal para a criança.

9. Use o guarda-sol e a canga para a soneca das crianças

É muito comum que as crianças se cansem muito após aproveitar um dia de aventuras na praia. Se para os adultos já é uma atividade desgastante, imagine para as pequenas?

O guarda-sol e a canga são fundamentais para que as meninas possam descansar com conforto e segurança, protegidas do sol.

Se elas se sentirem cansadas e você perceber que precisam dormir, não hesite! Prepare tudo e coloque-as para descansar sob o guarda-sol, deitadas em cima da canga. Também é importante trocar as roupas, para que elas não durmam com peças úmidas.

Tomando cuidado com todos esses fatores, você certamente conseguirá proporcionar um ótimo momento para as crianças na praia! O lazer, o bem-estar e a saúde das meninas precisam estar sempre em pauta.

Para ficar por dentro de nossos serviços e ler mais conteúdos como esse, que tal nos seguir nas redes sociais? Estamos no Instagram e no Facebook!

Vestido-infantil-casual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − dez =