Quais são os melhores aplicativos infantis para celular e tablet?

A tecnologia está cada vez mais presente na vida das crianças, especialmente com o uso recorrente de celulares e tablets. Justamente por isso, muitos pais se preocupam em buscar entretenimento por meio de aplicativos infantis que sejam adequados para seus filhos e que não os exponha a situações de risco ou má conduta de terceiros.

Para isso, é indispensável que o conteúdo desses apps seja condizente com a faixa etária dos pequenos, que o seu uso seja limitado apenas ao horário de lazer e que você não abra mão de acompanhar com frequência e de perto como é a relação deles com os jogos e os conteúdos apresentados.

E para lhe ajudar a escolher as melhores alternativas para seus dispositivos, preparamos uma lista com os oito melhores títulos. Confira!

1. PlayKids

O primeiro da nossa lista de aplicativos infantis é o PlayKids, desenvolvido para crianças de todas as idades, inclusive as que ainda não sabem ler.

E isso é perceptível no seu layout, que conta com um visual intuitivo, cartunesco e com imagens coloridas e vibrantes para guiar os pequenos entre os diversos vídeos e animações que ele dispõe no seu catálogo.

Alguns dos materiais, entre eles nacionais e internacionais, são inéditos e desenvolvidos especialmente para a plataforma.

Seus filhos encontrarão nele a Turma da Mônica, a Galinha Pintadinha, o Peixonauta e muitos outros títulos famosos entre o público infantil por ter uma linguagem leve, lúdica e descontraída.

2. Toca Kitchen

Imagine estimular o interesse dos menores pela origem dos alimentos e seus benefícios e, de quebra, mostrá-los como uma alimentação balanceada é fundamental para a saúde deles? Com o Toca Kitchen, isso é possível.

Afinal, o app simula uma cozinha em que a imaginação e o faz de conta estão aliados a uma boa dose de conhecimento e descobertas diárias.

Nele, por exemplo, a garotada pode misturar ingredientes, preparar refeições e até mesmo descobrir mais sobre pratos vegetarianos.

Há inclusive a opção de realizar jantares virtuais para os personagens do jogo que provarão as habilidades culinárias dos pequenos e, certamente, serão só elogios!

3. Turma da Galinha Pintadinha

Há pouco, no PlayKids, citamos a Galinha Pintadinha e aqui ela está de volta. Porém dessa vez com seu próprio aplicativo e o melhor: com toda a turma reunida em um só lugar!

Um dos grandes diferenciais dessa ferramenta é que, além dos principais clipes musicais que alçaram o desenho à fama, ela oferece a possibilidade das crianças se divertirem em um karaokê simulado.

Fora isso, também há vários vídeos interativos com os personagens e uma série de desenhos disponíveis para colorir. Sem dúvidas, é uma ótima opção de entretenimento, pois estimula a coordenação motora, a criatividade e a paciência nos pequenos.

4. iStory Book

A leitura não é deixada de lado com os aplicativos infantis, pelo contrário. Para os pais que querem desde cedo incitar nos seus filhos o hábito de ler, o iStory Book é uma excelente ferramenta.

Isso porque ele possui diversos livros com conteúdo lúdico e de fácil compreensão para a criançada.

Há títulos que englobam desde fábulas de animais até aqueles que aprofundam temas abordados em sala de aula, como a história dos dinossauros ou dos monumentos nacionais.

Além disso, ele disponibiliza também versões em audiobook para os pequenos que, por exemplo, desejarem apenas escutar o enredo antes de dormir.

5. ABC Português

Com foco nas crianças em processo de alfabetização, o ABC Português funciona como um excelente complemento para o aprendizado da nossa língua.

Isso acontece por meio de atividades e recursos que englobam exercícios de memorização, cálculos simples para o desenvolvimento do raciocínio lógico, jogos de alfabeto para assimilação do significado de cada letra, etc.

Outro ponto relevante é que o aplicativo conta com uma série de desenhos coloridos para cativar e manter a atenção dos menores, tornando-se uma alternativa simples, fácil e com ótimo retorno para o entretenimento deles.

6. Rei da Matemática Júnior

Divertido, leve e com um visual clássico dos desenhos animados, o Rei da Matemática Júnior traz para a palma da mão dos pequenos uma série de desafios matemáticos para que eles testem suas habilidades e seu raciocínio lógico.

São testes de contas bem simples envolvendo soma, subtração, divisão e multiplicação, mas que têm um efeito bastante positivo no aspecto cognitivo do desenvolvimento infantil.

Os enunciados das questões também merecem ser citados, pois facilitam a compreensão das crianças e trazem perguntas que não fogem a realidade delas, seja em casa ou na escola.

7. Meu Aplicativo de Folclore

Outra opção é o Meu Aplicativo de Folclore, desenvolvido com um material extenso e rico em textos e ilustrações de Ricardo Azevedo, um grande autor brasileiro do gênero infanto-juvenil.

Ele funciona, basicamente, como um almanaque virtual repleto de cor e vida sobre as histórias populares que fazem parte da cultura brasileira.

Há os personagens clássicos, como a Cuca, o Boto, o Curupira e o Saci, além de rimas, versos e os famosos ditados populares sobre as criaturas que fizeram parte do imaginário popular brasileiro por muitos anos.

Mas não para aí. O aplicativo ainda tem jogos e brincadeiras para que as crianças possam testar seu conhecimento sobre tudo o que aprenderam lendo.

8. Cocoricó

O último entre os aplicativos infantis da nossa lista é o Cocoricó, uma versão desenvolvida especialmente para os celulares e tablets com os personagens da famosa série homônima da TV Cultura.

Nele, Júlio, que é o protagonista do seriado, convida seus filhos a se divertir com um dos jogos mais típicos da infância, o pega-pega, misturado com corrida maluca.

Porém, aqui ele disputará com os famosos bichinhos Caco, Lilica e Toquinho para capturar o máximo de objetos da cor que ele selecionou assim que iniciou o app.

Gostou da nossa seleção de aplicativos infantis? Então aproveite para baixar um ou quem sabe todos nos seus dispositivos eletrônicos e proporcionar entretenimento com qualidade, ludicidade e segurança aos seus filhos. E não deixe de curtir também a nossa página do Facebook para ficar por dentro de outras sugestões para o universo infantil!

loja-vestido-infantil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + 13 =