Saiba como organizar brinquedos e roupas de crianças

Organizar guarda-roupa normalmente não é tarefa fácil, e quando falamos no guarda-roupa das crianças, então, costuma ser algo mais complicado. Quem é mãe sabe que nem sempre é possível manter as roupas e os brinquedos dos pequenos arrumados.

Muitas vezes, as próprias crianças querem escolher as peças que vestirão ou os brinquedos que utilizarão, e para que essa autonomia não gere confusão e atrito entre vocês, separamos algumas dicas de como organizar brinquedos e roupas dos seus filhos.

Você verá que é possível deixar as coisas em ordem, permitindo, ao mesmo tempo, que a espontaneidade e a criatividade dos pequenos se façam presentes. Confira!

Como organizar roupas

Etiquete roupas e gavetas

Não há nada melhor do que abrir o guarda-roupa e saber o que está em cada compartimento, não é mesmo? Para evitar que você e os pequenos fiquem procurando onde está cada peça de roupa, o ideal é que gavetas e prateleiras sejam etiquetadas com a indicação de seus respectivos conteúdos, como “pijamas”, “shorts”, “vestidos”, “roupas do ballet” — e o que mais você achar importante.

Se quiser caprichar, procure molduras ou etiquetas coloridas: elas deixarão o armário mais bonito e organizado. Caso o conteúdo mude, é só trocar ou apagar o texto de antes e reutilizar a etiqueta.

Deixe à mão roupas de rotina

Para facilitar o dia a dia, o ideal é que você separe as roupas mais usadas pelos seus filhos daquelas que são utilizadas apenas em eventos especiais. Essa separação também ajuda a fazer com que os pequenos entendam os momentos certos para cada peça.

Tente separar também as roupas pelos tamanhos. Sempre guardamos para os filhos roupas com numeração um pouco maior na esperança de serem usadas no futuro. Essas, no caso, não precisam estar à mão no momento presente.

Crie setores por estação

Além de separar as roupas mais utilizadas, reserve as roupas que não fazem parte da estação atual. Não faz sentido ter roupas de manga curta, shorts e saias em pleno inverno, em que é preciso vestir sempre casacos, blusas e roupas quentes nos pequenos.

Assim, as roupas que não forem da estação atual podem esperar em gavetas ou caixas organizadoras até a próxima estacão. Se optar pela caixa, escolha um local que não te atrapalhe na hora de utilizar outras peças e outros acessórios no dia a dia.

Caso as roupas de diferentes estações caibam juntas, a sugestão é que você escolha cabides de cores diferentes para cada uma, como cabides na cor vermelha para o verão e na cor azul para o inverno.

Providencie gavetas especiais

Durante a semana, as crianças participam de diversas atividades. Além de irem para a escola, também costumam frequentar o futebol, o ballet, o taekwondo, entre outras atividades extraclasse. Por isso, o ideal é que você crie gavetas especiais para essas atividades, deixando os uniformes e outros acessórios separados das demais roupas e dos brinquedos.

Separe as roupas por tipo

Depois que cada gaveta ou prateleira for escolhida para cada evento, tente fazer uma fileira para cada tipo de peça, como uma fileira para calças, uma para conjuntos e outra para camisetas e camisas de manga curta. Assim, você não precisa rever todas as roupas todas as vezes em que for escolher uma peça. Prático, não é?

Como organizar brinquedos

Organizar os brinquedos é um pouco mais complicado. As crianças se interessam e querem ter acesso a eles o tempo todo. Depois de brincarem, elas ficam cansadas e geralmente resistem em guardar os objetos, gerando algum estresse. Para que esse momento também seja de aprendizado, tente incluí-las no processo, sem perder a diversão.

Separe tudo antes de começar

Antes de mais nada, é preciso separar os brinquedos usados dos mais esquecidos. Para isso, você deve separá-los em três categorias:

1. Brinquedos que estão fora da faixa etária da criança e com os quais ela não brinca mais;

2. Brinquedos faltando peças ou quebrados;

3. Brinquedos para guardar que ainda são utilizados.

O ideal é doar os brinquedos da categoria 1. Já os brinquedos da categoria 2 podem ir para o lixo reciclável e os da categoria 3 podem ser separados por tipos e guardados conforme a organização que você escolher.

Invista no transparente

Depois de separar os brinquedos nas categorias acima, guarde em caixas transparentes aqueles que permanecerão. Esse tipo de caixa facilita na hora da escolha dos brinquedos pelas crianças, além de deixar as prateleiras mais harmoniosas.

Use e abuse dos recipientes

Além das caixas transparentes, você pode usar recipientes de diferentes tamanhos para guardar peças menores e mais específicas. Mas tente sempre uniformizá-las, para que a criança entenda a dinâmica da organização e os brinquedos fiquem mais fáceis de serem localizados.

Não misture os brinquedos dos seus filhos

Se você tem mais de um filho e eles compartilham o mesmo quarto, o ideal é organizar separadamente os brinquedos de cada um. Utilize prateleiras e gavetas mais altas para os maiores e mais baixas para os menores conseguirem ter acesso.

Se seu filho ainda for muito pequeno, é melhor manter os brinquedos fora do alcance dele, deixando para que você pegue e guarde quando quiser.

Não deixe tudo acessível

Deixe visível os brinquedos que você quer que seu filho tenha acesso. Os outros serão guardados em prateleiras e gavetas mais altas.

Uma vez por semana ou a cada 15 dias troque uma caixa de brinquedos por outra. Essa dinâmica evita que a criança se desinteresse pelos brinquedos, gerando curiosidade e expectativa.

Tome a iniciativa

As crianças tendem a seguir o exemplo dos adultos. Sendo assim, tome a iniciativa de começar a organização tanto das roupas quanto dos brinquedos, sempre incluindo os pequenos no processo. Não se esqueça de conversar com eles sobre a importância de guardar os objetos utilizados e de manter o ambiente organizado, estimulando a responsabilidade deles com seus próprios brinquedos.

Seja criativa nesse momento: invente maneiras diferentes de chamar atenção dos seus filhos para que eles participem, como convidá-los com canções que despertarão a curiosidade deles e, ainda, poderão acalmá-los para que se concentrem no processo. Assim, o momento da organização também poderá ser divertido!

Gostou das nossas dicas de como organizar brinquedos e roupas de crianças? Aproveite para assinar a nossa newsletter. Assim, você pode receber nossas atualizações na sua caixa de entrada!

[ux_featured_products products=”” columns=”4″ title=”Veja nossos produtos para meninas!”]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − nove =