Saiba como planejar uma festa infantil dos sonhos

Tudo o que queremos é sempre dar o melhor aos nossos pequenos, não é mesmo? Nos aniversários, então, o empenho é ainda maior. Por isso, trouxemos algumas dicas sobre como planejar uma festa infantil dos sonhos para sua criança. Seja em sua casa, em um espaço alugado ou em um buffet, algumas providências sempre deverão ser tomadas.

A partir do segundo ano de vida já podemos contar com a ajuda do filhote para escolher o tema da festa. Mas, ainda cabe a nós tomar algumas decisões para que ela realmente aconteça. Fazer a lista de convidados, escolher o que será servido, encomendar lembrancinhas, entre tantas outras coisas que vão definir a magia desse dia! Continue a leitura e confira um passo a passo que vai te ajudar nesse momento!

1. Defina o orçamento

Antes de fazer qualquer escolha, é importante definir o orçamento. Para isso, você pode estipular o valor que tem para investir naquele momento ou solicitar algumas propostas prévias dos principais serviços que vai precisar. Isso vai te dar uma ideia de quanto cada convidado vai custar e ajudar na hora de fazer a lista de convidados.

Além disso, se perceber que o planejado extrapola o orçamento disponível, você já pode começar a avaliar o que deverá ser cortado ou mesmo como diminuir os custos de determinados serviços. A verdade é que, ainda que a festa seja muito desejada, o sonho pode se tornar um pesadelo se surgirem dívidas a partir dela.

2. Faça a lista de convidados

Com o orçamento definido, é hora de fazer a lista de convidados. Nos primeiros anos de vida as crianças ainda não têm coleguinhas, então prevalecem como convidados os familiares e amigos da família. No entanto, depois de entrarem na escola, os filhos também terão os convidados escolhidos por eles.

3. Defina a data e o local

Com o número de convidados estimado, é possível avaliar as possibilidades de local para a festa. Além dos buffets especializados, muitas pessoas têm optado por aniversários à moda antiga feitos no quintal da própria casa ou no salão de festas do condomínio. Essa opção, além de econômica, traz mais liberdade à família e um ambiente mais intimista.

4. Decida quem vai organizar a festa

Dependendo da proporção da festa, é indicado que uma pessoa especializada em produção de eventos fique responsável pela sua organização. Além de ter mais experiência, ela poderá te auxiliar indicando os melhores fornecedores, buscando os melhores preços e gerenciando sua lista de convidados. No dia, você também terá inúmeras preocupações a menos.

5. Escolha o tema

O próximo passo é escolher o tema da festa. Rapidamente, as crianças já estão aptas a fazer essa escolha. Portanto, isso deixa de ser tarefa da família. Mas é importante verificar se o tema escolhido tem itens fáceis de serem encontrados nas casas de decoração ou se você precisará contratar um profissional para fazer algo personalizado.

6. Envie os convites

Com o tema escolhido, já é possível comprar ou encomendar convites personalizados. Algumas pessoas têm optado pelo convite digital, que é compartilhado pelos aplicativos de mensagem instantânea. Tanto a opção tradicional quanto a última são viáveis para as festas infantis.

O importante é sempre pensar naquelas pessoas que não têm familiaridade com a tecnologia, especialmente os idosos, que estão acostumados com convites em papel.

Não se esqueça de adicionar ao convite um telefone ou e-mail para confirmação de presença. É fundamental que você saiba exatamente quem vai à festa, para calcular quantidade de comida, bebida e assentos.

7. Defina o cardápio

As festas infantis são conhecidas por terem os lanchinhos mais amados pelos pequenos: pipoca, cachorro-quente, minipizza e salgados. Se quiser oferecer um cardápio mais saudável, é possível optar por pipoca sem óleo e salgados assados, por exemplo. Invista nos sucos naturais e saladas de frutas também.

Os doces mudaram bastante nos últimos tempos: cupcakes e docinhos personalizados entraram na lista. Mas, os grandes campeões de preferência continuam sendo o bolo tradicional e o brigadeiro. Se quiser apostar em outras opções populares não se esqueça do beijinho, cajuzinho, bicho-de-pé e bolo gelado. Dá água na boca só de pensar!

8. Escolha atividades para entreter os convidados

Crianças são extremamente ativas e se não dermos opções de entretenimento, elas certamente vão dar trabalho! Por isso, pense em atividades divertidas que elas poderão fazer juntas. Se for o caso, contrate monitores para organizar jogos e brincadeiras. Cama elástica e piscina de bolinhas são opções que podem ser levadas a qualquer lugar.

Uma boa ideia é fazer oficinas de vários temas para faixas etárias diferentes. Inclua atividades como desenho e pintura e esculturas com massinha de modelar. As brincadeiras que vão envolver a criançada são a dança das cadeiras, pular corda e um minicampeonato de algum esporte que eles gostem.

9. Prepare as lembrancinhas

As lembrancinhas podem ser feitas por você, por algum familiar ou por um profissional. Normalmente, são itens simples que a criançada adora, como um saquinho de doces, caixa de lápis de cor e livros para colorir.

Se a festa for apenas para familiares adultos, vale presentear com uma foto da criança em um porta-retratos.

10. Registre a festa dos sonhos

Por mais que todos registrem cada momento com seus celulares, é fundamental ter uma pessoa responsável pelas fotos da festa. Pode ser um fotógrafo profissional ou aquele amigo que sempre faz as fotos da turma.

O importante é que a pessoa esteja dedicada a eternizar os melhores momentos do dia.

11. Faça um checklist para o dia D

Com toda ansiedade e expectativa, podemos esquecer de itens fundamentais para a festa. Por isso, lembre-se de fazer uma lista com tudo o que deverá ser providenciado no dia. Alguns itens que não podem ser esquecidos são produtos de higiene e limpeza, kit de primeiros socorros e todos os descartáveis que serão usados como copos, talheres e pratos.

E, finalmente, curta o momento! Ao mesmo tempo que temos a impressão de que sabemos como planejar uma festa infantil, sentimos que algumas coisas podem passar despercebidas. Por isso, preparamos esse manual para que você não passe por apuros. Oferecer uma festa para comemorar mais um ano de vida dos nossos filhos é uma grande felicidade. Então, aproveite essas sugestões para fazer uma festa incrível!

E se você tiver aquela dica para realizar uma festa infantil dos sonhos, não deixe de postar nos comentários. Vamos adorar saber!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − 2 =