Vestido infantil para casamento: saiba como escolher um de destaque!

Assim como é difícil para você, também é uma tarefa complicada escolher o vestido infantil para casamento de sua filha, afinal, você quer que ela esteja linda, não é mesmo? A preocupação é justificável, já que você é a responsável por ela estar bem-vestida no grande dia.

Existem alguns fatores que podem ajudar você a fazer a escolha certa na hora de adquirir o vestido de sua princesinha e fazer com que ela esteja impecável no casamento, especialmente se ela for a daminha de honra.

Que tal conhecermos quais são esses pontos que devem ser considerados? Este post traz tudo que você precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura e confira!

Considere a idade da sua filha

Um dos primeiros fatores que devem ser levados em conta na hora de escolher o vestido infantil para casamento é a idade da sua filha. As diferentes fases podem pedir estilos distintos, mas também é importante considerar o comportamento atual na idade em questão.

Em bebês

Se você for vestir um bebê entre três meses e um ano e meio é importante que você tenha dois looks preparados. Nessa fase, a criança ainda baba muito e certamente a roupa ficará coberta de manchas. Portanto, procure vesti-la com o vestido em momentos-chave do casamento, como as fotos, por exemplo.

Não compre um vestido muito longo, principalmente se a criança estiver engatinhando. Não queremos que a sua princesa saia da festa com a saia do vestido rasgada, não é mesmo? Procure vesti-la com um look confortável, tanto na roupinha extra, quanto no vestido principal.

Na hora de usar a roupinha extra, você pode adotar alguns acessórios, como um babador bordado ou uma faixa de cabelo. Esses detalhes complementam o visual e dão um toque de fofura!

Em crianças com 2 anos ou mais

Para crianças com dois anos ou mais, você deve levar em consideração os movimentos que ela costuma realizar. Depois do primeiro ano, elas começam a descobrir o mundo por si só e dificilmente param quietas no mesmo lugar por muito tempo.

Por isso, você deve investir em um vestido que facilite a locomoção e que não seja muito apertado. É importante, também, não esquecer da meia-calça por baixo do vestido.

Mas, se você precisa de um vestido para uma menina acima dos três anos, lembre-se de que a peça não precisa mais ser tão engomada como costumava ser. É importante que a sua filha possa se divertir na ocasião, então, invista em um vestido que seja, acima de tudo, confortável. A mobilidade é importante para que a criança não se sinta incomodada e acabe pegando rejeição a esse tipo de roupa.

Pense em algo especial caso ela seja dama de honra

Se a sua princesa foi convidada para ser dama de honra, os olhares dos outros convidados deverão se concentrar ainda mais sobre ela. Então, a atenção na hora de escolher o vestido infantil para casamento deve ser redobrada.

Nessa situação, você deve, primeiramente, consultar a noiva, já que, na maioria das vezes, o vestido da dama de honra segue a mesma linha da personalidade principal da festa. Como a criança terá uma posição de destaque na cerimônia, você deve investir ainda mais no look.

Tenha equilíbrio na formalidade da peça

Como mencionado no início do post, houve uma época em que se costumava vestir as crianças para o casamento com vestidos que dificultavam os seus movimentos. Muitas vezes, as mães escolhiam peças muito pesadas, com diversas camadas e muitos detalhes. Felizmente, essa postura tem mudado ao longo do tempo.

Agora você pode escolher uma peça que seja mais divertida e descontraída. Afinal de contas, você vestirá uma criança! O vestido deve transmitir uma ideia de que foi feito para uma criança que está em um casamento para se divertir.

Esteja livre para escolher as cores

Escolher a cor do vestido é muito pessoal e vai mais pelo gosto da mãe ou da própria criança, se essa já expõe seus gostos. Não existe nenhuma regra para escolher a cor, mas existem algumas tonalidades que são bastante usadas, como as cores claras.

Faça uma pré-seleção classificando quais são os vestidos mais adequados e, a partir disso, decida a melhor opção junto à criança.

Considere o clima

É muito importante que você leve o clima em consideração. Não adianta encontrar um vestido maravilhoso para sua filha, que seja super pesado e de manga longa, se o casamento vai ser às três horas da tarde em pleno verão, não é mesmo?

Invista em um vestido mais leve e com detalhes delicados, se o casamento for realizado durante a tarde e em uma estação do ano que seja mais quente. Se a festa for realizada à noite e estiver friozinho, você pode optar por peças de manga longa. É importante que você não esqueça da meia-calça em ambos os casos.

Deixe sua filha se expressar

As crianças são conhecidas por serem super transparentes, falando o que querem sem pensar muito a respeito. Depois de uma certa idade, sua pequenina certamente começará a apontar as coisas que gosta e que não gosta e isso acontecerá na hora de escolher as roupas também.

Por isso, se sua filha já estiver nessa fase, leve as opiniões dela em consideração, já que um vestido para casamento não é um vestido comum e, assim, ela ficará mais feliz usando a peça.

Evite infantilizar demais crianças mais velhas

Em alguns casos a daminha pode já ser um pouco maior, lá pelos 6 ou 7 anos de idade, por exemplo. É comum que as mães queiram sempre que elas fiquem lindas e fofas, porém, em alguns casos dá para dispensar o excesso de infantilização da criança.

Nesses casos de daminhas nessa faixa etária, é possível dispensar excesso de babados e bordados nos vestidos, buscando algo mais sóbrio e simples. Isso valoriza a ideia de casamento em si e oferece algo muito mais adequado à criança, que vai despertar a atenção dos convidados por estar muito bem-vestida.

Esqueça a ideia de copiar o vestido da noiva

É muito comum a ideia de que o vestido infantil para casamento tenha que ser o mesmo da noiva, quando a criança será daminha. Essa é uma questão que causa dúvidas, mas é fácil de responder: isso não deve ser feito! A noiva é uma figura única e tudo gira em torno dela, sendo assim, seu vestido precisa ser ímpar.

No caso da daminha, é importante que o vestido não destoe, seguindo o mesmo estilo do da noiva, o que fará com que haja uma harmonia dentro das escolhas do casamento e ainda permita que sua filha esteja linda. Porém, vá com calma! Peça para que a noiva dê o aval antes de comprar, evitando uma semelhança exagerada, mas acidental.

Permita que sua filha se vista como criança

Da mesma forma que não é legal infantilizar demais crianças mais velhas, também não é recomendado, em nenhuma idade, tentar dar uma aparência muito adulta. Isso passa também pela questão de não copiar o vestido de noiva.

As peças infantis têm suas próprias características relacionadas a ajustes, caimento, comprimento e outras questões, além de detalhes específicos. Tudo isso deve ser pensado para uma criança. Dessa forma, não tente fazer com que sua filha tenha uma aparência adulta. Valorize o ar infantil e a beleza natural da sua princesa!

Leve em consideração o conforto da criança

A cerimônia e a festa de casamento são eventos demorados. Se o vestido da sua filha estiver desconfortável — apertando, caindo, com algum detalhe que machuca, coça, incomoda ou que atrapalha os movimentos — isso vai deixá-la aborrecida e você, estressada. Assim, fica difícil se divertir e aproveitar o casamento, não é mesmo?

Portanto, além de ficar atenta às características do vestido (modelo, tecido, aplicações e tamanho, por exemplo) converse com a sua menina e descubra se ela está se sentindo à vontade dentro da roupa. Isso é essencial, especialmente se ela for o tipo de criança que vai querer correr e brincar durante todo o evento.

Fique atenta ao comprimento ideal do vestido infantil para casamento

O comprimento mais confortável e que permite uma maior mobilidade é o médio, ou seja, próximo à altura do joelho. Modelos longos podem dificultar a caminhada, além de aumentar o risco de tropeços, quedas e de sujeira ou rasgos na barra do vestido. Já os modelos muito curtos podem não ser tão formais quanto se esperaria de um vestido para casamentos.

Com um vestido um pouco acima do joelho ou em comprimento midi, ou seja, na metade da panturrilha, sua filha estará elegante e, ao mesmo tempo, confortável para brincar. Além disso, a escolha de uma saia mais rodada garante um ar delicado e infantil.

Opte por um vestido adequado ao horário do casamento

Já falamos sobre a importância de escolher o vestido ideal de acordo com o clima previsto para a data da cerimônia. Além disso, o período do dia em que ela será realizada também deve ser considerado.

Se o casamento for pela manhã, por exemplo, vestidos de renda em tons claros são uma ótima opção. Modelos em cores escuras ou sóbrias — como preto, azul-marinho, verde-escuro e cinza — deixarão a sua filha super elegante para os eventos realizados à noite ou no final da tarde. Detalhes brilhantes também são bem-vindos em casamentos noturnos.

Escolha o modelo de acordo com o local da cerimônia

O local também deve ser considerado na hora de escolher um vestido para casamento infantil ideal. Para as cerimônias realizadas no campo, por exemplo, os modelos com estampas florais em tons claros são uma ótima pedida. Os tecidos mais leves, como o algodão, também são mais indicados.

Se o evento for na igreja ou em algum outro espaço fechado, um pouco de formalidade é exigido. Portanto, nada melhor do que uma escolha clássica: modelos feitos em cetim, renda, com pedrarias e detalhes dourados ou prateados. Já os vestidos de tule são perfeitos para cerimônias realizadas na praia, por exemplo.

Antecipe a busca pelo vestido

Quanto mais cedo os detalhes do vestido forem definidos, melhor será! Você terá mais tempo para se organizar financeiramente e pagar, além de não ter que fazer nada na correria.

A compra do vestido requer muito mais que somente escolher um modelo. Em alguns casos, pode ser necessário fazer ele sob medida, o que pode demandar que sua princesa precise ir até o local para experimentar a peça. Além disso, buscar a peça com antecedência permitirá que você pesquise preços com mais calma, e assim economize.

Pense em acessórios e no sapato

É claro que sua princesa não vai usar somente o vestido infantil para casamento, não é mesmo? Os complementos são indispensáveis e permitem que ela esteja ainda mais linda na hora de entrar na igreja como daminha de honra.

O sapato é um item que merece atenção! Você deve escolher um que alie beleza ao conforto, já que as crianças não conseguem usar algo que as incomode. Considere um modelo que tenha cores e detalhes que harmonizem bem com o vestido.

Os acessórios também devem ser pensados com carinho! O arco cai muito bem e é um item muito tradicional no look da daminha. Entre outros acessórios indispensáveis estão os brinquinhos, uma pulseira bem discreta e um colar no mesmo estilo, complementando bem o visual da sua princesa.

Tenha cuidado ao comprar pela internet

A internet tem facilitado muito a nossa vida, principalmente quando se trata de fazer compras. Porém, se você for comprar o vestido infantil para casamento online, é importante checar a confiabilidade do site antes, vendo as avaliações dos outros clientes.

Já que você ficará exposta a muitas opções de vestidos, procure ter em mente o estilo que você quer. Assim, a escolha será mais rápida. Não se esqueça de ler com atenção a descrição de cada vestido, verificando o tipo de tecido, se é forrado e se algum acessório acompanha a peça. E, por último, dê atenção ao valor do frete e ao prazo de entrega do produto.

Ao longo deste artigo, mostramos que a escolha do vestido infantil para casamento deve ser bem planejada, levando em consideração a estética, o bem-estar da pequena e a adequação às características da cerimônia — tudo isso para garantir que a sua filha fique linda e satisfeita, e que vocês duas aproveitem ao máximo o evento, sem aborrecimentos.

Você conhece a Pozinho Mágico? Somos uma loja especializada em vestidos infantis e oferecemos modelos de alta qualidade tanto para o dia a dia quanto para eventos especiais. Entre em contato com a gente e saiba mais!

roupas-para-meninas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + 1 =